A construção de uma ponte de 30 metros sobre o Rio Atuba, no limite entre Curitiba e Colombo, criou um novo acesso entre os dois municípios e desafogou o trânsito na BR-476 (Estrada da Ribeira). A obra foi concluída em fevereiro deste ano pelo Governo do Estado e faz parte de um pacote de projetos para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba.

O empresário Ricardo Cavalari viu o número de clientes crescer depois das obras de revitalização, que incluem a ponte, e que tornaram possível a abertura da Rua da Pedreira, antes sem saída. O resultado foi o aumento do tráfego de veículos em frente a sua empresa. Antes eu anunciava apenas pela internet, mas aproveitei para colocar uma placa na frente do meu empreendimento, o que tem atraído mais clientes, conta.

Além da ponte, foram revitalizados seis quilômetros de vias, principalmente a Rua da Pedreira, em Colombo. A revitalização compreende a drenagem, pavimentação, iluminação, sinalização, paisagismo e implantação de meio-fio e calçada.

O aumento no número de clientes é também uma das vantagens citadas pelo farmacêutico Rodrigo Klagenberg, que mora em Curitiba e tem uma farmácia na Rua da Pedreira, em Colombo. Com mais veículos passando, aumentou o movimento no comércio. Aqui na frente da farmácia era um morro, difícil de se locomover. Agora que as calçadas foram arrumadas, ficou bem melhor, afirma.

Ele também destaca a facilidade para se deslocar entre a casa e o trabalho. Antes tinha que fazer o contorno pela Estrada Velha do Santa Cândida ou pela Estrada da Ribeira. Agora é bem mais rápido, disse.

REQUALIFICAÇÃO – As obras iniciam na Rua Roaldo Brun, no bairro Atuba, em Curitiba. A requalificação segue pela Rua da Pedreira, em Colombo, onde foi construída a ponte do Rio Atuba. Após a ponte, as obras continuam até a Avenida São Gabriel e seguem pela Rua Raphael Francisco Greca, até chegar à Rua Jacob Bertolin. O investimento foi de cerca de R$ 30 milhões, com financiamento do governo federal e contrapartida do Governo do Estado.

Facilitou muito para os motoristas que vão até Curitiba ou ao Parque do Atuba, já que diminuiu o tempo e melhorou o acesso, afirma a vendedora Gabriela dos Santos.

Era uma rua de pedras, muito ruim para trafegar. Até fiz um protesto para que fosse aberta a ponte pelo Rio Atuba. Antes tinha que desviar e demorava muito para ir a Curitiba. Com a obra, melhorou 100%, completa o comerciante João Batista, que mora há 15 anos no local.