Para preservar dois pinheiros araucária, a Prefeitura de Piraquara tomou uma atitude diferente. Ela remodelou o projeto de pavimentação de uma rua central, a Eliseu José Hipólito. As árvores estavam no meio do trajeto da via.
O projeto inicial previa a retirada das árvores para a abertura do novo trecho da rua. A Prefeitura deu entrada nos trâmites legais para o corte e ao mesmo tempo iniciou as obras. Durante a execução dos trabalhos foi avaliada a possibilidade de manutenção dos dois pinheiros, espécie atualmente ameaçada de extinção.
Desde o início trabalhamos dentro de um planejamento e de acordo com os procedimentos legais para a execução da obra. Após o início avaliamos a adequação do projeto e optamos pela preservação dos pinheiros. Também levamos em conta a opinião da população para tomar a decisão, explica o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

A adequação prevê a construção de canteiros, sinalização, iluminação das árvores, além de serviços de paisagismo. Também serão implantados redutores de velocidade para garantir a segurança dos motoristas. A via já recebeu as obras de drenagem, pavimentação e calçadas.
As obras estão em fase de conclusão e a via será liberada para o tráfego de veículos nos próximos dias.
Além de possibilitar um novo acesso entre os bairros Planta Araçatuba e Recanto das Águas, a extensão da rua também vai incentivar o desenvolvimento da área. A Prefeitura já iniciou análises para viabilizar a implantação de um novo terminal rodoviário na região.