O Sebrae/PR realiza, a partir desta segunda-feira (13) até sexta-feira (17), em Salas do Empreendedor de dez cidades da Região Metropolitana de Curitiba, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), um evento especialmente dedicado aos microempreendedores individuais que desejam melhorar o desempenho de seus negócios e empreendedores que querem sair da informalidade. 

Em sua sétima edição, o evento acontece simultaneamente em 107 cidades do Estado, com uma programação que contempla cinco dias de palestras, oficinas, serviços gratuitos e orientações com os consultores do Sebrae/PR.

A Semana MEI acontece nas cidades de Araucária, Pinhais, Piraquara, Paranaguá, Pontal do Paraná, Fazenda Rio Grande, Rio Branco do Sul, Dr. Ulysses e São José dos Pinhais, em suas respectivas Salas do Empreendedor. Já em Curitiba, o evento estará concentrado na Rua da Cidadania do Pinheirinho e no Espaço Empreendedor dos bairros Pinheirinho, Fazendinha, Cidade Industrial (CIC), Boa Vista, Santa Felicidade, Boqueirão, Cajuru, Tatuquara e Bairro Novo com a parceria da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Prefeitura Municipal de Curitiba.

De acordo com Juliana Schvenger, consultora do Sebrae/PR, a Semana MEI é voltada para desenvolver a gestão dos empreendimentos mantidos pelos microempreendedores individuais, com palestras sobre marketing, finanças, administração e recursos humanos, assim como as orientações direcionadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre como proceder para obtenção de aposentadoria e outros benefícios para o empreendedor formalizado.

A Semana MEI é uma forma de fomentar os pequenos negócios, oferecendo gratuitamente orientações legais para a formalização e gestão de suas empresas, de forma a gerar sustentabilidade e crescimento da economia, garante Juliana. Haverá também em Curitiba a orientação para o microcrédito, com informações de como obter a linha de financiamento adequada. Os microempreendedores individuais são aqueles que possuem faturamento bruto anual de até R$ 60 mil.

Como parte da programação da Semana MEI também estão previstos oito temas de oficinas, chamadas de Oficinas SEI, com soluções específicas para ajudar na gestão dos negócios, além de orientações, capacitações e apoio no processo de formalização. Também serão distribuídas cartilhas didáticas, com conteúdos práticos para ajudar os microempreendedores individuais.

A consultora também avisa para aqueles que ainda não fizeram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que poderão aproveitar a estrutura do evento ou das Salas e Espaços do Empreendedor para ficarem em dia com as suas obrigações. Esta também é uma boa oportunidade para o MEI se regularizar, já que o prazo para declarações encerra no dia 31 de maio e a prestação de contas é obrigatória.