A partir de agora quem registra ocorrências de furto ou roubo no transporte rodoviário de cargas conta com uma nova ferramenta: um campo exclusivo para relatar detalhes da ocorrência, como tipo de abordagem, horário, carga interceptada e trecho da rodovia. O sistema, sugerido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), já está em pleno funcionamento em todas as delegacias da Polícia Civil do Estado do Paraná.

O novo campo do Boletim de Ocorrência Unificado da SESP, chamado Desvio de Cargas, permite que o delegado de polícia responsável pela investigação do roubo ou furto de carga possa estabelecer um plano de trabalho com dados técnicos para direcionar a repressão aos grupos criminosos que agem no estado, além de permitir a criação de estatísticas que facilitem futuras investigações e auxiliem na segurança dos funcionários do transporte de cargas.

Para Gilberto Cantú, presidente do Setcepar, a mudança é uma conquista importante. Esse novo campo no B.O. era nossa reivindicação antiga e sua implantação significa um grande avanço para o setor no combate à criminalidade, salienta. 

Segundo o delegado Marcelo Lemos de Oliveira, à frente da DEDC durante a implantação do sistema, o pedido do Setcepar trouxe mudanças positivas. Com esta ferramenta, o gestor público consegue obter dados estatísticos confiáveis de todo o Estado do Paraná, o que não ocorria antes da implantação do sistema, uma vez que apenas a Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas elabora a estatística sobre os delitos de carga, somente com as ocorrências registradas em Curitiba e Região Metropolitana, afirma.

 Para Lemos, é importante a união entre a segurança pública e o sindicato. A parceria entre o Setcepar e a Polícia Civil demonstrou que se os setores privado e público estiverem ombreados, toda a sociedade sai vitoriosa, uma vez que ocorre um expressivo salto de qualidade dos serviços prestados pela Polícia Civil, destaca. Não estamos falando do aporte de recursos materiais. A simples interlocução entre os diretores e presidente do Setcepar com a equipe da DEDC, com aquela conversa e transparência das ações policiais, enseja a confiabilidade e certeza de que os criminosos serão identificados e presos pela Polícia Civil, enfatiza.

Sobre o Setcepar – Criado em 1943, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná (Setcepar) representa 8 mil empresas de transporte de cargas em 265 cidades do estado. O Setcepar oferece aos associados diversos serviços e eventos, para debater e fomentar melhorias no setor e no relacionamento das empresas entre si e com demais setores da sociedade.

Roubos

Atualmente o Paraná não dispõe de nenhuma estatística sobre roubos de cargas. No entanto, com base nas reclamações de associados,  as cargas mais visadas são de eletrônicos, cigarros, remédios e comida, segundo as informações do superintendente do Setcpar, Luiz Podzwato.

Na região de Curitiba o ponto mais perigoso para os caminhoneiros é trecho do Contorno Leste, que vai da Zona Sul de Curitiba até Quatro Barras, a nordeste da capital.