Famílias de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que há anos moravam em condições de risco em áreas de proteção ambiental às margens de rios do município, têm uma qualidade de vida melhor com a mudança para casas próprias. Já foram entregues 555 moradias na região do Jardim Jerivá, Jardim Palmital e Joaquina e o projeto dever ser concluído ainda em 2015 com a entrega de casas para mais 192 famílias, somando 747 imóveis. 

O projeto é realizado graças a um trabalho integrado do poder público, que envolve o Governo do Paraná, governo federal e Prefeitura, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Pinhais. Somados os recursos federais, estaduais e municipais, serão investidos R$ 43,5 milhões. O valor também contempla diversos investimentos em infraestrutura para a região beneficiada, onde as casas são construídas. 

Entre as intervenções na localidade, estão obras de drenagem e pavimentação nas ruas, regularização fundiária, titulação de imóveis e a construção de dois parques lineares nas antigas áreas onde as famílias residiam, com o objetivo de evitar a reocupação irregular. Os novos espaços públicos contarão com uma biblioteca, duas salas multiuso para a oferta de serviços públicos e uma quadra poliesportiva para uso da população. 

FIM DO MEDO – Augusta Alves de Souza, de 68 anos, é aposentada e, desde dezembro de 2014, passou a viver com mais tranquilidade em sua nova casa. Não tem nem comparação a situação que nós temos hoje com lugar que nós vivíamos, conta Augusta, que mora com o neto Wesley, de 13 anos. Eu perdi a conta de quantas vezes a água do rio entrou na casa quando chovia. Agora essa preocupação acabou, relata. 

A família da dona de casa Marilde do Nascimento, 36 anos, e do vendedor Ronald do Nascimento, 41, também passou por diversas dificuldades durante os oito anos em que residia às margens do rio em Pinhais. Até mudar para cá, o que nós fazíamos era simplesmente sobreviver. Era como se nós fossemos completamente invisíveis, descreve Marilde. Pais de três crianças – Patrícia, Cristofer e Anelize, de 11, oito e três anos de idade, respectivamente – eles temiam pela segurança da família. Passei muitas noites sem dormir por medo de que a casa caísse dentro do rio. Graças a Deus não aconteceu nenhuma tragédia e esse sofrimento ficou pra trás, diz Ronald.

Há cinco meses na nova casa, o casal ainda planeja algumas mudanças, como a construção de um muro e a ampliação do imóvel para que cada filho tenha seu próprio espaço. O mais importante é que agora nós temos um endereço de verdade, um lugar onde nós somos vistos. Eu realizei o sonho da minha vida e isso me permitiu começar a sonhar ainda mais alto, finaliza Ronald. 

FINALIZAÇÃO – As construção das 747 casas do PAC Pinhais deve ser finalizada ainda em 2015. As obras das 192 casas a serem entregues estão 88% concluídas. A próxima entrega de chaves está prevista para o início de maio e beneficiará mais 34 famílias. As unidades remanescentes serão entregues conforme forem finalizadas, com prazo máximo até para setembro deste ano.