A rotina escolar da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e do Colégio Atuação contam com um novo componente. Além dos filmes de ficção-cietífica, robôs fazem parte da vida diária dos estudantes nas duas instituições. Na PUCPR, o Servicebot-3 da Tree Tools Informática, é um robô que aprimora o serviço prestado pelo SIGA- Suporte Integrado de Gestão Acadêmica.

A instituição tem cerca de 140 mil atendimentos por ano para os alunos e mais de 250 mil ligações telefônicas são recebidas. Inicialmente, todo atendimento era feito de maneira presencial, o que gerava um acúmulo muito grande de pessoas, principalmente, na época de pico, nos meses de matrículas. Isso ocasionava filas e uma demora no tempo de espera e no tempo de atendimento aos alunos.

Já são mais de 200 scripts mapeados, assuntos sobre os quais os alunos podem conversar com o robô. São mais de 3 mil conversas que se consegue ter, entre perguntas, respostas, mantendo um diálogo de até sete ou oito frases com o robô. Alem disso, pode haver um atendimento customizado, em que ele o aluno opta por um atendente humano em um ambiente virtual.

Atuação

Para estabelecer uma interação maior entre a alta tecnologia e as crianças e adolescentes, a Escola Atuação recebe hoje, seu mais novo membro: o robô NAO. Muito simpático, ele é capaz de andar, dançar, cantar, conversar, contar histórias e até mesmo jogar bola.

Vindo diretamente da França, ele será recepcionado por um grupo de alunos no Aeroporto Internacional Afonso Pena. “O modelo tradicional de aulas expositivas — em que o professor fala e o aluno anota — já está saturado. Precisamos criar novas formas de chamar a atenção dos estudantes para o conteúdo. Por isso, pensamos no robô como uma forma de contribuir com o processo de aprendizagem. Ele vai atuar em uma série de atividades, como contar histórias para os alunos e auxiliar no ensino da língua inglesa”, explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.