O governo da Indonésia confirmou, nesta sexta-feira (17), que vai executar 10 presos condenados à morte a partir do dia 24, a próxima sexta-feira. A lista de presos inclui o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42 anos, condenado à morte por tráfico de drogas – ele tentou entrar no país asiático com 6,5 kg de cocaína dentro de pranchas de surfe.

A execução não seria feita até o dia 24, devido ao Congresso Ásia-África, que ocorrerá na Indonésia.

Gularte está preso desde 2004 na Indonésia. Pela lei do país, tráfico de drogas é um crime passível de pena de morte. A execução dele, por fuzilamento, foi adiada duas vezes, em fevereiro e março.

Outro brasileiro condenado à morte na Indonésia, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira, foi executado em 24 de janeiro (pelo horário de Brasília). A execução, por fuzilamento, tinha sido confirmada três dias antes.

Familiares de Gularte e autoridades brasileiras tentam ainda uma manobra para transferir o rapaz para uma clínica psiquiátrica. A alegação é que há um laudo afirmando que Gularte está com um quadro de esquizofrenia. Há uma brecha na lei da Indonesia que permite esse tipo de manobra para evitar execuções. Contudo, até agora o governo do país não consentiu.