Atingida por um tornado na segunda-feira, informação confirmada hoje (21) pela manhã pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, deve receber ajuda de municípios do vizinho Paraná. Em Pato Branco, no oeste do Paraná, por exemplo, moradores já estão se mobilizando para ajudar as vítimas do tornado, que teria destruído 30% da cidade catarinense.

Segundo o secretário de desenvolvimento regional do Estado, Ivan Marques, pelo menos 2.600 casas, um ginásio de esportes e uma unidade de saúde foram totalmente destruídos pela força do tornado que atingiu a região oeste de Santa Catarina. O município mais afetado foi Xanxerê e o governo estadual já iniciou o trabalho de limpeza da cidade, de cerca de 49 mil habitantes, enquanto autoridades municipais, estaduais, representantes de entidades, clubes de serviços e muitos voluntários estão mobilizados para atuar em diversas frentes e em conjunto auxiliar a população.

Em Pato Branco, a campanha para ajudar Xanxerê foi lançada pela Associação Empresarial da cidade, que deverá receber os donativos a partir das 8h de quarta-feira (22). Em entrevista ao portal G1, o presidente da associação, Fabricio Valenga, explicou que a iniciativa foi tomada porque muitos moradores do município paranaense tem parentes na região do desastre.

“Há cerca de 15 anos Pato Branco sofreu uma tragédia parecida e recebemos muita ajuda de municípios vizinhos, nada mais justo retribuir agora”, lembra ao reforçar que espera a adesão de outras cidades.

A preferência para as doações são por água, roupas e cobertores. Empresas da cidade também já se disponibilizaram para levar os donativos até o estado vizinho.

A associação fica na Rua Xavantes, 315, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3225-1237.