A Dinamarca aprovou nesta terça-feira (21) uma lei que proíbe o bestialismo (prática sexual com animais). Nas últimas semanas, ativistas mostraram preocupação com o fato de que a legislação do país estaria incentivando o turismo sexual com animais no país.

Antes da aprovação da nova lei, a Dinamarca proibia apenas relações sexuais que machucassem os animais, o que não estaria protegendo os animais suficientemente, segundo argumentou o ministro da Agricultura, Dan Jorgensen. É difícil provar se um animal sofre quando um humano tem relação sexual com ele, e é por isso que devemos dar ao animal o benefício da dúvida, escreveu o ministro em um artigo.

Antes da Dinamarca, outros países europeus, como a Alemanha, a Noruega, a Suécia e a Grã-Bretanha, já haviam proibido o bestialismo. Por isso, aqueles que votaram a favor do projeto disseram que a Dinamarca não deveria continuar a ser o último país do norte da Europa onde o bestialismo ainda era permitido.

Ativistas dos direitos dos animais já haviam pedido ao primeiro-ministro, Helle Thorning-Schmidt, e a Jorgensen a alteração na legislação. Segundo o Conselho de Ética para Animais dinamarquês, um conselho consultivo independente ligado ao ministério da Agricultura e de Alimentos, há relatos frequentes de show de sexo com animais organizados em clubes e bordéis da Dinamarca.