Conservando muitas áreas verdes, mantém em seus museus algumas das grandes obras primas de fama internacional, como a Última Ceia do mestre italiano Leonardo da Vinci. Centro cultural, destacando o Teatro La Scala, renome na Moda mundial, com mil opções de belezas e monumentos, Milão passou a ser conhecida como o grande poderio industrial.

EXPO– ENERGIA PARA A VIDA
A Expo Milano será realizada de 1 de maio a 31 de outubro de 2015 em Milão, na Itália. O evento é considerado um dos mais importantes do mundo e tem como tema nesta edição Alimentando o planeta. Energia para a vida. De fácil acesso, a partir da Praça Duomo, o turista chega ao evento em apenas 25 minutos de trem, ou 20 minutos de carro.

O evento não é comercial, não é uma trade fair. É uma exposição universal, organizada pelo país que vence a candidatura com outros países participantes. A primeira Expo aconteceu em Londres, no ano de 1851. O sucesso foi tanto que encorajou a outros países organizarem eventos semelhantes. Como a Expo Paris, em 1889, para a qual foi construída a Tour Eiffel, que comemorou 125 anos em 31 de março.

Cada Expo tem um tema específico e funciona como um local para trocas de experiências e promoção de descobertas entre os participantes, sobre o tema em questão. Mais do que colocar tecnologias avançadas, a Expo tem como missão interpretar desafios para que a humanidade crie respostas e soluções.

A organização mundial que regula a qualidade e o progresso do evento é o Bureau International des Expositions – BIE – seguindo convênios assinados em Paris no ano de 1928. Atualmente são membros BIE cerca de 157 nações. Shangai teve sua Expo em 2010. Os Emirados Árabes terão uma Expo em 2020.


Hotéis que hospedaram Verdi, com móveis e luxos da época, ou ambientes ultra modernos, como gostam os executivos que procuram a mais rica cidade italiana

KING HOLIDAYS TEM ENTRADAS
A operadora de receptivo, especialista em Itália, – King Holidays -, é revendedora oficial dos bilhetes de entrada para a grande exposição internacional. Americo Sousa, da equipe da operadora na capital italiana, garante que será possível participar do evento mesmo para quem está em Roma: o trem rápido Frecciarossa faz o trajeto Milão – Roma em apenas 2 horas e cinquenta minutos. Em breve, serão necessárias somente duas horas para a viagem entre as duas principais cidades da Itália.

Para quem quer conhecer melhor o país de história, tradição e muita beleza, pode escolher um dos pacotes especiais que incluem opções de arte e música, eventos esportivos, tour enogastronômico, negócios e relaxamento, ou compras.

Se preferir, o turista pode se hospedar em cidades próximas a Milão, distantes de 20 minutos a uma hora. Na feira, cada país terá de um a dois restaurantes com a sua gastronomia típica. Algo em torno de 100 a 120 opções de restaurantes. Um verdadeiro passeio pela gastronomia mundial.

MILÃO ENTRE MELHORES DESTINOS EUROPEUS
A pouca distância da obra prima do século XV, assinada por de Leonardo da Vinci, surge um ambicioso projeto, City Life, um novo centro da cidade, com prédios futurísticos que avançam para os céus. Preparado para o grande evento Expo 2015, Milão floresce, com novos restaurantes, novos museus, novas atrações. A aparência conta muito na cidade sofisticada, que se esconde um pouco e precisa de conhecimento, para ser amada.

Mas lá estão a majestosa catedral gótica, a famosa ópera Teatro alla Scala, palco de tantos grandes espetáculos e cenário para os principais e lendários cantores internacionais, por lá desfilam os milaneses, elegantes, requintados e exigentes. Mas Milão se recusa a dormir sobre louros, daí a modificação de códigos e a nova estrutura da cidade, que nasce agora.


Tomar um campari-soda na grande galeria que une a Catedral ao Scala, uma tradição

DESIGN É RELIGIÃO
O design é uma das principais características de Milão: na moda, na decoração, na arquitetura. Uma verdadeira religião. Para ter um contato melhor com as novidades do bom gosto, é preciso fazer uma visita ao Triennale Design Museum ( número 6 da Viale Alemagna, www.trienalle.org.com É o primeiro museu dedicado somente ao design italiano. Só mesmo lá para encontrar uma imensa garrafa de Campari, ao lado de uma réplica Brodfingnagian da sandália arco-íris de Ferragamo.

Para fazer uma refeição em ambiente quase surrealista, nas cores limão , violeta, laranja, amarelo e púrpura, com produtos frescos vindos diretamente da fazenda, é bom fazer reserva no restaurante Zucca e Melone, e saborear um strudel reinventado com cebolas caramelizadas, servido como aperitivo ( 18 dólares), um tortelli recheado com abóbora e servido com manteiga e sálvia, pecorino e migalhas de biscoito ( cerca de 20 dólares). O Zucca e Melone fica no número 3 da Via Gian Giacomo Mora.

CAMINHANDO
Depois de um bom almoço, uma boa caminhada é indispensável. Passe pela Porta Ticinese e vá até os canais, no bairro Navigli. Projetados em parte por Leonardo da Vinci, os estreitos canais ficaram abandonados durante décadas, mas agora passaram por reformas e se transformaram em um dos locais noturnos mais procurados, com bares e cantinas. O Spritz, que leva o nome de uma bebida italiana clássica, fica no número 9 da Ripa di Porta Ticinese. Para um copo de vinho em um jardim, vá até El Brellin, no número 14 da Alzaia Naviglio Grande.


Na Galeria, lojas de griffes famosas, cafés, bares, restaurantes, joalherias e muito charme

TRADIÇÃO
Claro que a Catedral de Milão é a sua principal atração. Agora brilha, toda branca de mármore, depois de uma boa limpeza e restauração. Na região, brilha também o Museo del Novecento, no renovado Palazzo dell´Arengario. Uma rampa em espiral leva os visitantes até as galerias, para a apreciação de uma grande coleção de obras de arte italianas do século 20, com trabalhos de Umberto Boccioni, Carlo Carrá e tantos outros famosos.

Um destaque do museu é também a visão que se tem da cidade, no topo do prédio, permitindo um estupendo panorama da Piazza del Duomo. A vista também é surpreendente do restaurante Giacomo Arengario, instalado no terceiro andar do museu, onde é possível, em dias de bom tempo, reservar mesa no terraço ( número 1 da Via Marconi). Mas se não conseguir reserva, vá até a Antica Focacceria San Francesco, uma espécie de cafeteria que serve especialidades sicilianas como o ragu com arancine (bolinhos de arroz, uma gostosura italiana), caponata com alcaparras e fatias de sfincione. No número 15 da Via San Paolo.

Depois do almoço, todos os caminhos levam até a Via Montenapoleone, a principal avenida da alta costura e das grandes grifes.

No meio da tarde, sempre é hora de um bom sorvete italiano. Il Gelato Centogusti é a principal tentação. A grande sorveteria oferece cem sabores diferentes, incluindo até sorvete de aipo e também de gergelim tostado. Fica na Piazzale Lagosta. Outra opção: a Officine del Gelato, uma nova sorveteria que serve gelados produzidos somente com ingredientes naturais. No número 46 da Viale Montenero.

TERRA DO ARROZ
Milão é a capital da Lombardia, região onde o arroz domina o ambiente culinário, passando à frente até das massas famosas. O risoto é sempre uma especialidade de sucesso. Para sabores autênticos, pegue o metro M1 (linha vermelha) até a parada Pasteur e siga até o Da Abele, no número 5 da Via Temperanza, uma simples tratoria do nordeste do centro da cidade. Lá são servidos apenas 3 risotos diariamente, sobre mesas de madeira escurecidas pelo uso, sempre lotadas. Conforme o dia e o mercado, os risotos mudam de sabor: perfumados com espinafre, pêra e Gorgonzola ou um cremoso risoto com aipo, bottarga (ova de peixe) e queijo Montasio. Custam 9 euros cada.

Amantes de cerveja devem reservar uma noite para o conhecer o Birrificio Lambrate, a primeira cervejaria da cidade. Fica no número 5 da Via Adelchi. Se conseguir abrir caminho com gentis cotoveladas até o balcão, peça um pint de Domm, uma cerveja estilo da Bavária, ou uma Montestella ( 5 euros cada). Mas amantes do vinho vão preferir ficar no elegante Gusto Arte Vino – GAV – com suas paredes decoradas com obras de arte, no número 56 da Via Accademia.


Catedral de Milão, cartão postal da segunda maior cidade italiana

NÃO PERCA
A Piazza del Duomo – Museu/Teatro La Scala – Santa Maria della Grazie – Museu de Arte Antiga – Museu Nacional da Ciência e Técnica – Basílica de S. Ambrosio.

Para se deslocar pela cidade, use o sistema de transporte de Milão: bonde, ônibus, metro. Há passes diários e bilhetes para várias viagens em qualquer estação.

CHEGANDO EM MILÃO
O Aeroporto Internacional de Malpensa fica a 48 quilômetros do centro. Dá para usar trem, com serviço regular entre o trem e a Estação Cadorna em Milão. A viagem dura 40 minutos. O táxi fica na parte exterior do Terminal de Chegadas. O Aeroporto Internacional de Linate, distante 7 quilômetros, oferece ônibus entre o Aeroporto e a Stazione Centrale, com partidas a cada 20 minutos. A viagem dura de 15 a 30 minutos.

Quem preferir chegar até a Piazza San Babila, tem ônibus de 15 em 15 minutos. E não esqueça: para roteiros personalizados, passeios em grupo, concertos em igrejas barrocas, viagens em balão, city tours pelas principais cidades italianas, entre em contato com a King Holidays, que organiza até uma senhora festa de casamento na casa de Julieta, em Verona, ou outro destino especial que você possa imaginar. Em Roma, Milão, Florença. Em toda a Itália. Em toda Europa.