Após o período de orientação de motoristas, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) inicia nesta segunda-feira (27) a fiscalização de proibição de circulação de veículos na faixa exclusiva de ônibus da Rua Marechal Deodoro. A fiscalização será feita por agentes de trânsito. Na semana passada a fiscalização começou na faixa exclusiva na Rua Westphalen.

Os infratores por invasão da faixa exclusiva serão autuados por desrespeito ao inciso primeiro do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro: Transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita. A infração é leve (três pontos na carteira de habilitação) e a multa é de R$ 53,20.

No trecho exclusivo, que vai da Rua João Negrão até a Alameda Doutor Muricy, será permitido apenas o acesso de veículos para acesso a garagens de casas e prédios localizados no lado direito da Rua Marechal Deodoro. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar na mesma – devem adentrar as guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros. A velocidade máxima permitida no trecho da faixa exclusiva é de 40 quilômetros por hora.

Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento e onde há uma linha pontilhada separando as faixas. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.

A faixa exclusiva da Marechal Deodoro beneficia 30 mil passageiros transportados por 13 linhas do transporte coletivo – Canal da Música/Vista Alegre, Novena, Jardim Social/Batel, Itupava/Hospital Militar, Rua XV/Barigui, Detran/Vicente Machado, Cristo Rei, Cajuru, Capão Imbuia/Parque Barigui, Alcidez Munhoz/Jardim Botânico, Fazendinha, Caiuá e Executivo/Aeroporto.

Westphalen — A fiscalização de proibição de circulação de veículos na faixa exclusiva de ônibus da Rua Desembargador Westphalen foi iniciada na quarta-feira (22), com a atuação de 17 veículos. Na quinta-feira (23) houve mais 22 autuações por circulação indevida na faixa exclusiva.