Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão no Parque São Lourenço verificando a origem de uma grande mancha de óleo que apareceu no meio da tarde no lago do parque. Medidas para evitar a dispersão do óleo já foram adotadas, assim como para coletar o combustível e reduzir danos à fauna do local.

A preocupação inicial é impedir que o óleo se disperse e atinja uma área maior, enquanto não identificamos a origem desse vazamento, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.

Os departamentos de Parques e Praças, Fiscalização e Monitoramento, juntamente com a Defesa Civil instalaram barreiras de contenção e de absorção no local. Também será contratada emergencialmente uma empresa especializada para fazer a sucção do óleo.

Ao mesmo tempo, técnicos do Departamento de Recursos Hídricos e da área de gestão de risco percorrem o Rio Belém no trecho entre o parque e a nascente para tentar identificar a origem da mancha. Estão sendo providenciados equipamentos com câmeras para fazer a verificação em galerias de águas pluviais da sub-bacia do Rio Belém de acesso mais difícil.

Outra preocupação é reduzir danos para a fauna do local, que inclui peixes, preás, patos, marrecos e outras aves. Profissionais do Zoológico e do Museu de História Natural foram acionados para avaliar as medidas adequadas.