Terminaram no fim da tarde de sábado (25) os trabalhos para a retirada do óleo do lago do Parque São Lourenço. Através de sucção foram retirados três caminhões tanques com capacidade de 8 mil litros. Varias barreiras de contenção ainda estão no local para impedir que restos de óleo não se dispersem.

Não podemos afirmar precisamente a quantidade de óleo que chegou ao lago por ele ser um material que se dispersa com facilidade fazendo uma fina película e também porque durante o procedimento de sucção é aspirado o material contaminante e a água, explica Claudio Renato Wojcikiewicz , diretor do departamento de Gestão de Risco da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA)

Após verificação em vários pontos do Rio Belém e de várias galerias pluviais da região, técnicos do departamento de pesquisa e monitoramento notificaram um ponto comercial próximo ao parque suspeito de ter realizado o descarte irregular do material. O comércio tem 15 dias para apresentar a documentação necessária e a sua defesa. Por ser tratar de um crime ambiental, comprovada a culpa, o responsável é autuado recebendo sanções administrativas e criminais conforme a Lei de Crimes Ambientais.

Durante os próximos dias técnicos continuarão acompanhando a carga de material que chegará ao lago e observando a fauna local. As ações emergenciais para conter o avanço do óleo foram realizadas rapidamente evitando prejuízos maiores. Isto foi possível porque contamos com um plano de gestão de risco e por trabalharmos em conjunto com a Defesa Civil, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Obras Públicas, salienta o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.