Mesmo com a decisão da presidente Dilma Rousseff de não falar em cadeia nacional de rede e televisão no Dia do Trabalho, o programa de TV do PT que foi ao ar na noite de ontem foi alvo de novas manifestações em diversos bairros de Curitiba.
Desta vez, além do panelaço e das luzes piscando, também houve muito buzinaço nas ruas. Houve panelaço em praticamente todas as regiões da cidade: Batel, Cabral, Hugo Lange, Bigorrilho, Boa Vista, Água Verde, Vila Izabel, Ahú, Centro da cidade, Rebouças, Parolin, Pinheirinho, Portão, Santa Quitéria, Cidade Industrial, Santa Felicidade, Mercês, Mossuguê, Bom Retiro. Desta vez, o panelaço também não ficou restrito aos prédios, mas moradores de casas também aderiram. “Aqui, teve até vuvuzela”, registrou moradora do Cabral, no Twitter
Houve também registros de manifestações em outras capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e em cidades como Santos, no litoral paulista. Para tentar minimizar o efeito do programa, o PT divulgou ontem à tarde, na sua página oficial do Facebook, a íntegra do programa de 10 minutos que foi exibido na noite desta terça-feira.
No programa, aparecem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do partido, Rui Falcão. Não houve participação de Dilma – ela aparece brevemente nas imagens, sem identificação. Lula centra sua fala contra terceirização enquanto Falcão anuncia que o partido vai expulsar militantes que forem condenados por “malfeitos”.
A medida, determinada por resolução aprovada pelo diretório nacional em 29 de novembro de 2014 como resposta ao sentimento antipetista verificado nas eleições do ano passado, difere da conduta adotada pela sigla após as condenações do processo do mensalão, quando o julgamento foi tachado por dirigentes e militantes como “político”. O programa também se dedicou a falar do ajuste econômico promovido pelo governo, comparando com crises passadas por quais passou o País.
Deputados do PSDB usaram as redes sociais para convocar seus seguidores para o panelaço. Embora não conte com a chancela oficial da legenda, o protesto recebeu adesão das bancadas do PSDB e do DEM. Durante a exibição do programa, a timeline do twitter ficou repleta de internautas falando de locais onde ocorrem os panelaços.