A ideia tomou corpo em uma reunião com a participação dos 46 funcionários da Diretoria de Iluminação da Prefeitura de Curitiba. A despedida seria no Parque São Lourenço.

Uma pesquisa interna tinha detectado, no começo do ano, que 18 funcionários do setor – o equivalente a 40% do total – estavam em vias de se aposentar. Uma vida dedicada quase exclusivamente à iluminação pública. E nada melhor do que um serviço das antigas, daqueles de escavar, cabear, montar luminárias e sentir orgulho pelo serviço pronto para encerrar, com chave de ouro, os 30 anos de funcionalismo municipal.

Com a terceirização de grande parte dos serviços, os servidores da Iluminação Pública passaram a fiscalizar a atuação das empreiteiras. Serviço interno, burocrático, sem a magia dos postes, a prosa com os munícipes, a ampliação da rede. A saudade de chegar onde a cidade estava acabando de crescer, os loteamentos recém-criados, o desenvolvimento tomou conta dos funcionários.

Com o lançamento do Plano de Investimento em Iluminação Pública de Curitiba, em março deste ano, o projeto da despedida no parque foi colocado em prática, pois uma das primeiras medidas do plano seria a moderinização da iluminação do São Lourenço.

Animados, com roupa de guerra, ferramentas apropriadas, foram encaminhados ao São Lourenço para a substituição de postes de iluminação, luminárias e a execução do cabeamento subterrâneo. É um verdadeiro mutirão. Todos se prontificaram a fazer este trabalho, da mesma forma como era feito antigamente, há 30 anos, explicou Edson Luís Querino do Nascimento, 56 anos de idade e há 36 na Prefeitura, sempre na Diretoria de Iluminação Pública.

Para Edson, tanta coisa aconteceu nestes 30 anos que é impossível esquecer. Somos do tempo em que a cidade era iluminada com lâmpadas incandescentes de mercúrio. Depois vieram as lâmpadas de sódio de 70 watts, amarelas, que fizeram muito sucesso, pela cor. Mas a evolução não parou. Chegaram as lâmpadas de sódio, as de LED e hoje, as top de linha são as lâmpadas de vapor metálico, que estão sendo colocadas no São Lourenço, explicou.

O serviço no São Lourenço inclui a abertura de valetas para a implantação de aproximadamente 10 quilômetros de cabeamento subterrâneo e instalação de conexões para posterior colocação de 156 postes e luminárias ao redor da pista de caminhada e ciclovias. Alguns pontos já foram instalados com a substituição de equipamentos antigos de iluminação. As luminárias são do tipo Rubi, de utilização específica para espaços abertos.

É a nossa despedida diz Nelson Brustolin, 64 anos e com a aposentadoria marcada para janeiro de 2016. Foram tantos anos juntos que este serviço foi um presente para todos nós, afirmou.

Nelson diz que o parque vai ficar bonito e seguro. Ampliamos de 80 para 156 os pontos de luz e vamos colocar lâmpadas de vapor metálico de 150 watts. Um dia quero trazer meu neto e mostrar cheio de orgulho o ultimo trabalho do avô, afirmou.

A revitalização da iluminação em praças e parques faz parte da política adotada pela Prefeitura para incentivar, cada vez mais, o uso do espaço público pela população, por visitantes e turistas. Um investimento de R$ 90 milhões, até 2016, em projetos destinados a melhorar a iluminação pública em todas as regionais da cidade, ampliando a segurança e a qualidade de vida da população.

É muito bom fazer parte desta equipe, diz Silvana Lúcia Miara, 51 anos de idade, 32 de Prefeitura, 26 de Iluminação Pública, gerente de Recursos Humanos e mais uma na fila da aposentadoria. Participamos juntos do projeto do parque. É emocionante ver esta despedida, afirmou a funcionária, que está casada há 22 anos com o contador Luis Carlos Pereira, também servidor municipal da Iluminação Pública e também na fila da aposentadoria. Nos conhecemos aqui, na Iluminação Pública. Casamos, fizemos a nossa vida e trabalhamos na mesma sala nas últimas duas décadas vendo a transformação da cidade. Quando chegamos aqui eram 40 mil pontos de luz. Hoje são 160 mil, afirmou ele.

O marco, como está sendo chamado o mutirão da aposentadoria, traz lembranças emocionadas para todos os participantes. Aonde eu vou fico de olho na iluminação, conta Luiz Alves Simões, 54 anos de idade e 22 de iluminação pública. Todos assistem a um filme pelo enredo ou o jornal, na televisão, pelas notícias. Eu fico observando onde estão e como é a iluminação do local. Que tipo de lâmpada e o poste que está sendo utilizado. Não descanso nem em supermercado. Sei o preço e o modelo de todas as lâmpadas. É automático, disse ele, que tem na iluminação cênica do Largo da Ordem a sua paixão. Ficou lindo. Não é?, perguntou animado.

Valdomiro Cordeiro dos Santos, 56 anos de idade e 27 de iluminação pública, também se prepara para a aposentadoria. Não tem ideia de quanta lâmpada trocou na vida. Faça as contas. Eram 900 lâmpadas por mês, até o início da operação das empreiteiras. Muita coisa. Não sei precisar, diz ele pensativo.

Um tempo que não tem igual, descreve Durvalino do Rosário, 57 anos e 34 de iluminação Pública. Toda uma vida dedicada à iluminação de Curitiba. A gente conhece todas as caixas de energia, toda a fiação. Quando entra uma terceirizada, nós é que contamos o segredo do subterrâneo, afirmou o servidor. Vou sentir saudades, disse.

O Parque São Lourenço e sua nova iluminação devem estar concluídos em um mês.

Plano de Iluminação Pública

O Plano de Iluminação Pública prevê intervenções em pontos e rotas de ônibus, praças, parques, calçadas e ciclovias. Quando estiver totalmente implementado, será possível perceber a diferença de concepção da política pública para esta área. Se na última década se priorizava os eixos e ruas do transporte coletivo, daqui em diante o Município dará maior atenção aos equipamentos públicos, como escolas, unidades de saúde e Faróis do Saber, que passarão a ser o foco de iluminação.

Além do impacto na vida dos moradores, o plano – que está sendo implantado com recursos próprios do Município – permite reduzir o gasto com energia, o custo de operação e a manutenção da planta de iluminação pública da cidade, com o uso de novas tecnologias, capaz de melhorar a eficiência energética.

Além do São Lourenço, o Parque Tanguá recebeu investimentos previstos no Plano.