A Praça do Gaúcho, no bairro São Francisco, recebeu o primeiro de uma série de paraciclos que começaram a ser instalados esta semana na cidade pela Prefeitura. Serão 24 equipamentos como este, com dez vagas cada, ampliando para 400 as vagas criadas nos últimos dois anos em toda a cidade. Todos os equipamentos deverão estar fixados em aproximadamente 30 dias.

Os 24 locais definidos para abrigar os novos paraciclos são: Rua Riachuelo com Rua Treze de Maio, Rua Trajano Reis com Rua Treze de Maio, Rua Trajano Reis com Rua Inácio Lustosa, Avenida Marechal Deodoro com Rua Monsenhor Celso, Avenida Marechal Deodoro com Rua Barão do Rio Branco e Travessa da Lapa, Avenida Marechal Deodoro com Conselheiro Laurindo, Praça do Gaúcho, Biblioteca Pública, Mercado Municipal (Rua da Paz), Praça Rui Barbosa, Praça Ouvidor Pardinho, Praça Carlos Gomes, Rua João Negrão, Rua Nilo Cairo, Terminal do Guadalupe, Rua Schiller com Rua Itupava, Passeio Público, Parque Barigui (Salão de Atos), Parque Barigui (Casa Amarela), Bosque João Paulo II, Museu Oscar Niemeyer e Largo da Ordem.

A colocação desses equipamentos integra a política municipal de valorização do uso da bicicleta como modal de transporte. A cidade tem hoje 73 quilômetros a mais de vias cicláveis do que tinha em 2013. Projetos nas vias estruturais preveem o caminho das bicicletas, como na Via Calma da Avenida Sete de Setembro e na Avenida Marechal Floriano.

Além dos equipamentos na região central da cidade, a Prefeitura está instalando novos paraciclos em todos os terminais de ônibus e instalando outros que substituirão algumas vagas de EstaR.

Nos terminais de ônibus, as obras começaram no dia 15 de março e foram concluídas no Pinheirinho, Boqueirão e Bairro Alto, Boa Vista, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Santa Felicidade, Cabral e Barreirinha. Nestes locais foram criadas 120 vagas de estacionamento. A previsão é que, até o final de julho, sejam instalados 23 paraciclos nos terminais da cidade. No total, serão criados 230 pontos de estacionamento nos terminais.

Já os paraciclos que substituem vagas de estacionamento regulamentado foram instalados, até o momento, na Rua Paula Gomes (São Francisco); na Avenida Cândido de Abreu, em frente ao Fórum Cível de Curitiba; na Rua Barão do Cerro Azul, em frente à Agência Bicicleta; e na Rua Francisco Torres, em frente à Secretaria Municipal da Saúde. Foram criadas 34 novas vagas.