É a primeira vez na vida que a dona de casa Maria de Fátima Lima dos Santos, 52 anos, entra numa academia de ginástica. Animada, ela conta que a novidade só foi possível porque agora o bairro Fazendina tem uma sala pública de musculação, entregue oficialmente pelo prefeito Gustavo Fruet na manhã deste sábado (16). É o sexto equipamento do gênero na cidade e o primeiro localizado em uma Rua da Cidadania – no caso, a do Portão. Estamos ampliando a estrutura de equipamentos da Prefeitura para proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população, disse o prefeito, lembrando que as salas de ginástica contam com profissionais da área para acompanhar e avaliar a atividade física dos frequentadores.

Além das academias ao ar livre, localizadas em vários bairros da cidade e que muitas vezes dão vida a uma comunidade, estamos oferecendo um serviço mais especializado, atendendo a reivindicações da população, explicou.

Maria de Fátima Lima dos Santos é uma das primeiras alunas da nova sala. Ela conseguiu se matricular esta semana e já fez uma aula. Nunca tinha entrado numa academia. Está sendo muito bom. Estou animada porque sei que minha saúde vai melhorar, disse.

A sala de musculação da Fazendinha possui 15 aparelhos novos, como step, adutor e abdutor, bicicleta ergométrica, extensor,além de pesos, anilhas e outros materiais esportivos.  Podem frequentar pessoas acima de 18 anos, desde que apresentem, no ato da inscrição, exame médico e uma fotografia 3×4. As inscrições são feitas na primeira semana do mês e cada turma comporta 16 pessoas. O atendimento é feito pela manhã, tarde e noite.

Temos usuários de todas as faixas etárias e que se inscrecvem para diferentes finalidades, como emagrecimento, condicionamento físico e casos que requerem atenção especial, como os idosos e jovens, explicou a chefe de núcleo da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude na regional, Simone Correa Defreitas.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Leão, Jaime João de Oliveira, diz não ter dúvidas sobre o benefício da academia. Nossa comunidade possui 1.500 famílias. Sempre há pessoas que precisam de um atendimento personalizado na área do condicionamento físico para melhorar a saúde. A academia da Rua da Cidadania do Portão será muito importante, afirmou.

O administrador regional do Portão, Marco Mello, disse que a academia é resultado de um trabalho de muitos meses. Para conseguir o espaço tivemos que realocar outros serviços na Rua. Mas valeu a pena, afirmou.

Fruet acompanhou ainda o Festival de Vôlei da Fazendinha, que acontece neste final de semana na quadra de esportes da Rua da Cidadania do Portão.