Turistas e usuários que visitaram o Parque Tanguá tarde desta terça-feira (19) encontraram a cascata artificial em funcionamento após um período de sete meses parada.

A bomba hidráulica que faz a água circular quebrou e a empresa que executava esse tipo de manutenção para o departamento de parques e praças foi impedida de contratar com o Município, o que levou ao atraso de obras em andamento, explica o superintendente de obras e serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alfredo Trindade.

No início deste ano o Parque Tanguá recebeu intervenções para melhorar a iluminação e assegurar aos visitantes mais segurança, além de valorizar os atrativos naturais do parque. Nas trilhas de caminhada, as luminárias e postes danificados foram substituídos e instaladas novas lâmpadas de vapor metálico de 100 watts. Também foram trocadas as lâmpadas apagadas dos estacionamentos, dos postes republicanos e tulipas do Jardim Potty Lazzarotto, e executada a limpeza dos globos.

O túnel do parque, que tem extensão de 45 metros e une antigas pedreiras, ganhou uma novidade. Dez luminárias de LED de 32watts foram instaladas no local em substituição aos cinco refletores convencionais, que estavam danificados. As novas luminárias enfatizam o formato das paredes do túnel sem ofuscar a beleza natural da rocha.

Situado nas antigas pedreiras da família Gava, o Tanguá é um dos principais pontos turísticos da cidade. Inaugurado em 23 de novembro de 1996, sua principal atração é o mirante de 65 m de altura, a cascata e o jardim em estilo francês em homenagem ao artista plástico Poty Lazzarotto. Junto com o Parque Barigui e Parque Tingui, faz parte da política municipal de preservação de fundo de vale.