As polícias Civil e Militar do Paraná tiraram de circulação 1.760 armas de fogo, somente no primeiro trimestre do ano. O número representa um crescimento de 9% frente ao mesmo período de 2014, quando houve a apreensão de 1.619 armas e todo o Estado.

Nesse total estão incluídos os fuzis e pistolas que foram apreendidos no final do mês de março durante ação policial no litoral do Estado, quando oito suspeitos de participação em crimes relacionados a caixas eletrônicos foram presos. Na ocasião, também foi encontrada uma espingarda calibre 12, centenas de munição, emulsão para explosivos, carregador de fuzil, coletes balísticos, grande quantidade de dinheiro e explosivos, no município de Matinhos, em posse dos criminosos.

O maior crescimento nas apreensões de armas de fogo, de 92%, foi registrado na 5ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), cuja sede é a cidade de São Mateus do Sul (25 armas em 2015 e 13 em 2014). Outras regiões que registraram aumentos expressivos são a 7ª Aisp de Guarapuava (66%) e a 13ª Aisp de Toledo (48%). Em números absolutos, a maior quantidade foi retirada em Curitiba (228 armas), onde o aumento foi de 12% no índice, e na Região Metropolitana (outras 159 armas, 4% a mais que em 2014).

A apreensão de armas reflete diretamente na diminuição de outros índices, tais como homicídios e roubos de veículos. Cada apreensão dessas se multiplica em muitos outros números positivos no combate à criminalidade, avalia o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

Os dados são da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária e constam no Relatório Estatístico Criminal do primeiro trimestre de 2015, disponível no site oficial da Pasta (http://www.seguranca.pr.gov.br/arquivos/File/Relatorio_Estatistico_1Trimestre_2015.pdf).

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO – Também no período de janeiro a março foi observada uma queda de 6% nos crimes cometidos contra o patrimônio no Paraná. O índice de furtos caiu 6% e houve estabilidade nos crimes de roubo (-0,62%), quando comparado com 2014 (de janeiro a março).

O furto de veículos diminuiu 7% no trimestre, enquanto o roubo de veículos teve acréscimo de 6%. O trabalho das polícias acarretou um aumento na recuperação de veículos, de 8%: um total de 3.856 carros.

DROGAS – O cerco em torno de ações criminosas ligadas ao narcotráfico foi intensificado neste início de ano, conforme demonstram os resultados obtidos pelas forças policiais do Paraná: ocorrências de autuação ligadas ao tráfico de drogas cresceram 15% e aquelas relacionadas ao uso de entorpecentes aumentaram 37%.