Dez municípios da região Centro Sul do Paraná farão um mutirão para a coleta de pneus que estão despejados em quintais, postos de gasolina, oficinas mecânicas e borracharias. A ideia é retirar do meio ambiente cerca de 80 mil pneus usados que servem para propagação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, e contribuem para a poluição de nascentes e áreas naturais.

A ação é uma iniciativa do Secretário Municipal do Meio Ambiente de Irati, Osvaldo Zaborski, em parceria com a Votorantim Cimentos, unidade de Rio Branco do Sul, e faz parte das ações comemorativas ao Dia Internacional do Meio Ambiente. É nossa intenção dar uma destinação correta a esses pneus que degradam ao meio ambiente e contribuem para proliferação de doenças, afirmou o secretário, que faz parte do grupo estratégico em soluções sustentáveis do Paraná. Participam do mutirão os municípios de Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiros, Mallet, Teixeira Soares, Prudentópolis, Guamiranda e Imbituva.

Os pneus coletados ao longo desta semana serão estocados numa área do município de Irati para serem transportados de caminhão à fábrica da Votorantim Cimentos de Rio Branco do Sul, a 32 km de Curitiba. Eles serão usados no Coprocessamento, como substituto de combustível no processo de fabricação do cimento. A unidade de Rio Branco do Sul é referência nacional na técnica do Coprocessamento, sendo a primeira fábrica de cimento do Brasil a implantar a prática, em 1992.

Atualmente, a fábrica tem capacidade instalada de eliminar cerca de 120 mil toneladas de pneus e cerca de 160 mil toneladas de outros resíduos industriais por ano, que se transformam em energia utilizada pela própria unidade para alimentar os fornos de cimento, substituindo uma fonte de combustível mineral, o coque de petróleo.

Se todos os municípios tivessem iniciativas como a de Irati, teríamos um menor impacto ambiental, menos resíduos despejados em áreas de preservação e, consequentemente, uma destinação adequada para um resíduo que será usado como substituto de combustível. Se enfileirássemos todos os pneus já coprocessados pela unidade, daríamos aproximadamente uma volta e meia no planeta terra, temos orgulho em contribuir desta forma para sociedade’, ressalta a Coordenadora de Meio Ambiente da unidade de Rio Branco do Sul da Votorantim Cimentos, Luiza Trevisan Barcellos.