O Contorno de Campo Largo completa um ano nesta quarta-feira (17), com redução de 83% no número de acidentes. A obra foi uma parceria do Governo do Paraná e a concessionária Rodonorte. 

Entre julho de 2013 e junho 2014, antes da conclusão da obra, foram registrados 297 acidentes no trecho que passava pela área urbana do município. Desde a inauguração do Contorno, o número caiu para 55. A redução dos atropelamentos chega a 90%. Os dados são do Setor de Planejamento de Tráfego da concessionária. 

O resultado comprova a importância desta obra, que inauguramos há exatamente um ano, diz o governador Beto Richa. O contorno resolveu um dos maiores gargalos logísticos do Paraná, dando agilidade ao escoamento de mercadorias oriundas do interior em direção a Curitiba e ao Porto de Paranaguá e garantindo mais segurança aos usuários e moradores, ressaltou. 

MAIS SEGURANÇA – O Contorno era aguardado há muito tempo pela população da região. Graças ao diálogo entre o governo estadual e a concessionária, conseguimos antecipar esta grande obra e garantir mais segurança para todos, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. 

A obra trouxe mais conforto e agilidade na viagem em direção a Curitiba. Com o Contorno, ficou mais rápido atravessar a cidade. Antes tinha que passar por muitos semáforos e quebra-molas. Perdia muito tempo e gastava bem mais combustível, afirma Paulo Roberto Priori, caminhoneiro há 12 anos. 

ESCOAMENTO – O presidente da Rodonorte, José Alberto Moita, faz uma avaliação positiva do primeiro ano de liberação total do Contorno. A BR-277, juntamente com a BR-376, representa a principal rota rodoviária de escoamento da produção agrícola nacional em direção ao Porto de Paranaguá, ressalta ele. 

Outra melhora significativa foi no tráfego. A maior parte dos acidentes e dos congestionamentos nesta passagem por Campo Largo era causada pela junção dos tráfegos urbano e rodoviário, principalmente próximo ao sinaleiro. A redução após a construção do Contorno foi imediata e significativa, relata o inspetor Wilson Martinez, chefe de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal no Paraná. 

O caminhoneiro Fabiano Carlos Silveira está satisfeito com o resultado da obra. Eu passo toda semana pela região e agora está bem melhor, mais seguro e rápido. A obra ficou muito boa. 

O   Contorno de Campo Largo conta com 11 quilômetros de pistas duplicadas, além de duas trincheiras, uma ponte, um novo viaduto e novas alças em dois viadutos já existentes, o investimento foi de R$ 75 milhões. 

MAIS OBRAS – Outras obras rodoviárias importantes foram concluídas ou estão em andamento no Paraná. Já foram entregues a duplicação de 14 quilômetros entre Matelândia e Medianeira (BR-277); a duplicação da BR-277, entre Guarapuava e a região de Relógio (6,5 km); e o contorno de Mandaguari (11 km).

Estão em andamento a duplicação de Matelândia até o acesso a Ramilândia; a duplicação da PR-151, entre Piraí do Sul e Jaguariaíva (nos Campos Gerais); e a duplicação da Rodovia do Café, entre Ponta Grossa e Apucarana (231 km).

Além destas obras, estão em execução também a duplicação e ampliação da PR-407, em Paranaguá, sentido Praia de Leste, no Litoral do Estado (3,5 km); Maringá e Paiçandu na PR-323 (4 km); e PR-415, entre Curitiba e Piraquara (14 km). Além destas, a obra de duplicação da PR-445, em Londrina, região Norte do Paraná, agora conta com três frentes de trabalho, com serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação e concretagem.