A cidade de Guaraqueçaba – Litoral do Paraná – irá sediar, entre os dias 16 e 26 de julho, a 21º Expedição Mata Atlântica, conhecida como o mais antigo curso de campo sobre meio ambiente do Brasil. A inciativa é da ONG Grupo Brasil Verde, através do seu centro de capacitação técnica em conservação da natureza e pelo Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (GAP). Promovido desde 2002, o curso apresenta aos participantes diferentes estratégias de conservação da natureza, com 100 horas de atividades teóricas e práticas.

Programação
A programação da 21º Expedição Mata Atlântica inclui visita ao Caminho do Itupava, APA de Guaraqueçaba, RPPN Sebuí, Parque Nacional Superagui (Praia de Superagui e Ilha das Peças), RPPN Salto Morato, Comunidade de Tagaçaba, Comunidade do Varadouro, Comunidade de Medeiros, Comunidade do Ariri, Reserva Natural Serra do Itaqui (SPVS), Ilha das Gamelas e Associação dos Artesãos e dos Fandangueiros de Guaraqueçaba.

Jornalismo Ambiental
A atividade terá cobertura da Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), associação sem fins lucrativos, que busca a formação e fortalecimento da cidadania socioambiental através da democratização da informação. A REBIA será representada pelo jornalista, Vilmar Berna, que comanda a Revista do Meio Ambiente e o Portal do Meio Ambiente.

PSC quer incentivar o uso da energia solar
A bancada do PSC protocolou nesta semana, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que prevê descontos na conta da energia elétrica ao produtor de energia solar. Através da proposta, o consumidor de energia elétrica que também produz energia solar – seja de forma doméstica ou industrial – pode fornecer o excedente da produção por meio sustentável para a distribuidora de energia elétrica e receber, em troca, mais energia elétrica. A proposta também prevê a criação de incentivos fiscais e tributários pelo Governo do Estado para adoção da energia solar.

Mutirão de coleta pneus
Dez municípios da região Centro Sul do Paraná farão um mutirão para a coleta de pneus que estão despejados em quintais, postos de gasolina, oficinas mecânicas e borracharias. A ideia é retirar do meio ambiente cerca de 80 mil pneus usados que servem para propagação do mosquito Aedes egypti, que transmite a dengue, e contribuem para a poluição de nascentes e áreas naturais. A ação é uma iniciativa do Secretário Municipal do Meio Ambiente de Irati, Osvaldo Zaborski, em parceria com a Votorantim Cimentos, unidade de Rio Branco do Sul. Participam do mutirão os municípios de Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiros, Mallet, Teixeira Soares, Prudentópolis, Guamiranda e Imbituva.

Os pneus coletados ao longo da semana serão estocados numa área do município de Irati para serem transportados de caminhão à fábrica da Votorantim Cimentos de Rio Branco do Sul, a 32 km de Curitiba. Eles serão usados no Coprocessamento, como substituto de combustível no processo de fabricação do cimento.

Turismo sustentável
A Secretaria do Meio Ambiente lançou, na última semana, no Parque Estadual Pico Marumbi, o programa Parques do Paraná, que irá estimular o turismo nas unidades de conservação do estado. O secretário do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, disse que a iniciativa prevê integrar a população que vive no entorno das Unidades de Conservação no Programa, gerando emprego, renda e novos negócios. Das 68 Unidades de Conservação existentes no Paraná, 29 são abertas aos turistas. Em 2014 elas receberam cerca de 356 mil visitantes.

Aplicativo ensina como fazer uma horta orgânica
A Salad, rede de alimentação saudável, acaba de lançar uma nova edição do Manual Prático – como fazer sua horta. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS. A ferramenta dá dicas para quem quer começar um plantio em casa, mas não sabe como.

Não é preciso dispor de muito espaço. A horta urbana pode ser instalada na sacada do apartamento, no quintal de casa ou em pequenos vasos espalhados em ambientes que peguem, no mínimo, quatro horas de sol por dia. Podem ser cultivadas hortaliças, legumes e temperos para tornar a refeição mais prazerosa e saudável. Baixe o seu aplicativo e mãos à obra.

Ceres Battistelli. Jornalista, Colunista e Assessora de Comunicação