A Comunidade Evangélica Luterana da Ascensão, no bairro Pilarzinho, em Curitiba, inugura hoje os vitrais da sua igreja. O projeto durou quatro anos e, a partir da próxima semana, será aberto à visitação pública. A intenção também é que o local faça parte da rota cultural da Capital. Os vitrais são uma tradição em Curitiba. Desde 1946, data da fundação do estúdio de vitrais Arte Decorativa, a capital paranaense é um centro de criação e desenvolvimento de obras em vitrais.

Diversas igrejas de Curitiba — como a Catedral Basílica, o Santuário do Guadalupe, a paróquia do Novo Mundo, as igrejas da Ordem e do Rosário, e a Primeira Igreja Batista, entre outras — possuem seus vitrais, normalmente contando passagens bíblicas relacionadas a Jesus.

No caso da Igreja Evangélica Luterana da Ascensão, as peças ilustram passagens marcantes da vida de Jesus, capturadas do Evangelho de João. O projeto Vitrais na Arte Contemporânea, teve duração total de 4 anos e apresenta um foco cultural, pois resgata e divulga uma das mais importantes e tradicionais formas de arte desenvolvidas em Curitiba.

A obra foi concebida pela artista plástica Loire Nissen, graduada em Pintura e Licenciatura em Desenho pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com formação em vidraria na Alemanha. A ideia é transformar o local em uma Mostra Permanente de Vitrais, além de receber apresentações de corais e entrar para a rota cultural da capital paranaense.

Rota da Fé — Curitiba tem um roteiro de visitação a igrejas. O Roteiro Trilhas da Fé percorre 26 igrejas, santuários e locais sagrados da cidade. O circuito turístico dá enfase não só ao aspecto histórico e religiosos dos locais visitados, mas também, à sua arquitetura e arte sacra.

Dentre as atrações do roteiro estão a Igreja da Ordem e o Cenáculo Arquidiocesano do Santíssimo Sacramento, a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, a Paróquia Nossa Senhora das Dores (Igreja dos Passarinhos), o Santuário de Nossa Senhora do Equilíbrio, a Capelinha Schoenstatt, a Igreja São Francisco de Paula, a Igreja Presbiteriana de Curitiba, a primeira Igreja Batista de Curitiba, o Santuário Sagrado Coração de Jesus, a Igreja Nossa Senhora do Rocio, Santuário Divina Misericórdia, Santuário Santa Rita de Cássia, Paróquia e Santuário São Judas Tadeu, Santuário Nossa Senhora do Carmo, entre outra dezena.


Vitrais no Santuário do Guadalupe também são uma atração na Rota da Fé

Janelas que contam história
Em 2012, a então Paróquia Nossa Senhora do Guadalupe foi elevada a Santuário. Muito pela circulação de pessoas, que chega a receber até mil fieis a cada missa. Os vitrais, localizados na parede lateral da nave, retratam a construção da igreja e também passagens da via-sacra da Paixão de Cristo.

Origem — Os vitrais — da língua francesa “vitrail” — e é funciona como um tipo de vidraça formada por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens. Nas igrejas passagens bíblicas. É um dos elementos característicos do estilo gótico, que dominou a Europa na Idade Média.
Também por meio da religião, se difundiu pelo mundo, ganhando estatus de arte.


Catedral
A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, ou simplesmente a Catedral de Curitiba, tem vitrais dos mais antigos na Capital, que foram doados por famílias tradicionais.