A 33ª edição do Festival de Dança de Joinville acontece entre os dias 22 de julho e 1º de agosto, reunindo admiradores da dança de diversos países.

Anualmente, o Festival de Dança Joinville leva cerca de 6.500 participantes entre bailarinos, estudantes, professores, profissionais e artistas convidados para a cidade, todos reunidos por uma mesma paixão: a dança.

Em 2015, cerca de 2 500 coreografias foram inscritas no processo de seleção do Festival, por mais de 600 grupos de dança de todos os estados brasileiros, além dos grupos estrangeiros. O festival de Dança de Joinville foi criado em 1983 e hoje, há 33 anos faz a cidade catarinense vivenciar a dança a cada edição.

Durante as duas semanas, centenas de grupos dançam ao longo do dia em palcos espalhados por todos os cantos da cidade, com apresentações de sete estilos de dança: neoclássico, clássico de repertório, contemporâneo, jazz, sapateado, danças populares e danças urbanas. Além disso, 172 trabalhos poderão ser conferidos na Mostra Competitiva e mais 32 na Mostra Meia Ponta (infantil).

Do Paraná, 134 coreografias serão apresentadas por 50 grupos das cidades de Curitiba, Maringá, Londrina, São José dos Pinhais, Paranavaí, Francisco Beltrão, Colombo, Foz do Iguaçu, Cascavel, Rio Negro, Rebouças, Ibiporã, Fazenda Rio Grande, União da Vitória, Peabiru, Campo Mourão, Rio Azul, Pinhais, Laranjeiras do Sul, Quatro Barras, Umuarama, Palmas e Antonina.

Três escolas de Curitiba, Eliane Fetzer, Nicole Vanoni e Street Extreme, são destaques pois garantiram suas vagas neste ano por terem sido campeãs na última edição. O festival conta ainda com a participação do coreógrafo curitibano Jorge Zimmer, no corpo de jurados.

Considerado desde 2005 o maior festival de dança do planeta, segundo o Guinness Book, o evento é também muito consagrado em seu caráter didático. Na programação, 176 bailarinos paranaenses estarão participando dos diversos cursos oferecidos. Atraindo milhares de estudantes e profissionais da área para realizar os cursos, workshops, oficinas e seminários voltados para o aperfeiçoamento técnico, didático e acadêmico da dança. O Festival de Joinville se tornou grande responsável pela evolução e reconhecimento da dança em nosso país.

ESCOLA DE BOLSHOI ABRE O EVENTO NO DIA 22
Em comemoração aos 15 anos das atividades da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil será apresentado na abertura do evento, dia 22 de julho, o ballet Quebra Nozes, sendo a primeira vez que a escola se apresentará como companhia convidada para abrir o Festival. A produção irá levar ao grande palco do Centeventos Cau Hansen cerca de 80 bailarinos, professores e alunos da instituição no Brasil.

A prestigiada Noite de Gala vai receber um dos principais grupos de dança contemporânea da atualidade: Evolution Dance Theater. Esta companhia de dança italiana, apresenta o espetáculo Firefly, no dia 27 de julho. Criado em 2008, a proposta do grupo é ultrapassar os limites da dança, criando obras baseadas na fusão do balé contemporâneo com outras expressões artísticas, como teatro, atletismo, ilusionismo e vídeo-arte, prometendo uma grande experiência sensorial à platéia.

A Mostra Contemporânea de Dança deste ano traz para o Festival, no palco do Teatro Juarez Machado, espetáculos de grande sucesso de duas companhias de dança brasileiras: Grupo de Dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte, e Companhia Urbana de Dança, do Rio de Janeiro. A companhia mineira, dirigida por Suely Machado, apresenta o espetáculo Instabilidade no dia 23 de julho, uma obra criada em 2014 inspirada na condição de estar vivo dos seres, nos movimentos naturais ao lidar com o estável e o instável presente em nossas atitudes no dia a dia.

O segundo espetáculo da Mostra Contemporânea , apresentado no dia 28 de julho, será ID: Entidades, dirigida por Sonia Destri Lie. Formado por jovens moradores de áreas populares na cidade do Rio de Janeiro, o grupo explora toda a vitalidade da afrodescedência e provoca um reconhecimento das raízes culturais brasileiras em diálogo com as tendências contemporâneas da dança urbana e do hip-hop.

O Estímulo Mostra de Dança – novidade criada em 2014 com o objetivo de estimular a criação de um espetáculo completo numa oportunidade única em homenagem aos grupos mais premiados do Festival, traz ao Teatro Juarez Machado a estreia de duas obras criadas pelos grupos Pavilhão D, de São Paulo (SP), e Maniacs Crew, de Joinville (SC).

Intimidade é o espetáculo que o Pavilhão D vai estrear no dia 24 de julho, com direção do coreógrafo Ricardo Scheir, que se apropria das técnicas neoclássica e contemporânea. E o espetáculo Poppins, inspirado na história de Mary Poppins será apresentado pelo grupo Maniacs Crew no dia 26 de julho. O coreógrafo e diretor deste grupo, Thiago Moreira, revela que a construção coreográfica é coletiva para cada cena ter uma leitura inovadora e surpreendente.

 Os ingressos para o festival começam a ser vendidos por internet a partir do dia 9 de junho, com exclusividade para os integrantes do clube de fãs do evento (Sócio Mais) até o dia 16. E a partir do dia 19 de junho, está aberta a venda para o público em geral.