O abastecimento de carne nos restaurantes universitários da UFPR foi normalizado nesta segunda-feira (22). A informação é da assessoria de imprensa da instituição. De acordo com a UFPR, o problema foi causado por um atraso no repasse de recursos financeiros por parte do Ministério da Educação. A Pró-Reitoria de Administração fez a contratação emergencial para a compra de insumos.

Ainda segundo a universidade, o fornecimento de hortifrutigranjeiros foi normalizado na quarta-feira da semana passada. O problema teria sido causado pela greve de servidores, que teve a adesão do serviço de Nutrição dos restaurantes universitários. A paralisação teria tornado “impraticável” a compra diária de produtos perecíveis.

A Pró-Reitoria de Administração adotou um esquema emergencial de trabalho para contornar o problema e voltar a abastecer os RUs de hortifrutigranjeiros, oferecendo saladas e sobremesa (frutas).

A UFPR divulgou nesta segunda-feira (dia 22) um levantamento que mostra que o valor cobrado dos alunos pelas refeições no restaurante da UFPR é o quarto mais barato entre 20 universidades federais pesquisadas. Nos oito RUs da UFPR (quatro em Curitiba e outros quatro nos campi do Interior do Estado), o valor do jantar/almoço para os estudantes é de R$ 1,30. O valor pago pelo café da manhã é de R$ 0,50.

A UFPR tem oito restaurantes universitários – quatro deles em Curitiba e outros quatro nos campus de Palotina, Jandaia do Sul, Pontal do Paraná (o Centro de Estudos do Mar) e Matinhos. Com 305 funcionários, eles servem 10,5 mil refeições por dia, de segunda à sexta-feira.

O RU Central funciona de segunda a domingo. Do total de beneficiados, 1.596 alunos têm dificuldades financeiras e 691 são cotistas, que dependem exclusivamente dos RUs para se alimentar.