SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Ministério do Interior do Kuait informou neste domingo (28) que era saudita o autor do ataque a uma mesquita xiita na capital do país na última sexta-feira (26). O atentado deixou 26 mortos e 227 feridos.
Segundo as autoridades, o homem, identificado Al Fahd Suleiman Qabaa, havia desembarcado na Cidade do Kuait na madrugada de sexta. O Estado Islâmico, que reivindicou a ação, o havia identificado como Abu Suleiman al-Muwahhif.
O ministério não deu mais detalhes sobre o homem. Na manhã de domingo, o governo do país havia anunciado a prisão de Abdul-Rahman Eidan Saud Sabah, 26, que dirigiu o carro que levou o terrorista à mesquita.
O país definiu o motorista como “residente em situação ilegal”, termo usado pelas autoridades locais para se referir aos apátridas que reivindicam a nacionalidade kuaitiana.
Também foi preso o dono da casa onde o motorista estava hospedado, descrito como um kuwaitiano relacionado com a “ideologia extremista”. Outras 18 pessoas foram detidas por suposta ligação com o Estado Islâmico.
O atentado foi o primeiro ataque a bomba contra uma mesquita xiita na história do país. O saudita detonou as bombas que levava em seu corpo no meio do templo, durante a oração de meio-dia do dia sagrado para os muçulmanos.
A ação comoveu o pequeno emirado, no qual mais de 90% dos quase quatro milhões de habitantes professam o Islã. Deles, 30% segue a ramo xiita, enquanto o resto se declara sunita.
Milhares de pessoas participaram do funeral de 18 dos 26 mortos no atentado. Os corpos das outras oito vítimas foram levados para Najaf, no Iraque, onde foram enterrados no domingo.