É uma questão de charme. E de prazer. Na pequena cidade francesa de Essoyes, as casas tipo boneca se agrupam em torno do campanário da igreja e afundam dentro de uma natureza exuberante e única.

Com tal cenário, não é de se estranhar que a região foi o refúgio do pintor Pierre-Auguste Renoir e de sua família. Da qual faz parte seu filho, o cineasta Jean Renoir. A residência do famoso pintor está em trabalhos de restauração, então ainda não pode ser visitada. Mas o atelier do artista permanece aberto ao público. Um espaço batizado de Du côté des Renoir, museu interativo instalado na cidade, está propondo uma outra maneira de fazer parte da tranquilidade de viver, tão cara ao mestre do Impressionismo, refletida nos seus quadros mais famosos.

Dez marcas de champagne da região se associaram à obras de arte do pintor e estão sendo oferecidas durante um piquenique festivo, organizado no jardim de Renoir. Ao preço de 34 euros por pessoa, é um acordo inédito entre as bolhas do vinho especial e os pincéis dos artistas, colorindo essa pequena escapada nos campos de lugares tão belos e quase desconhecidos.

O programa é oferecido nos primeiro e terceiro domingos de julho, agosto e setembro. Reserva obrigatória pelo [email protected]. Para preparar sua escapada, use o www.aube-champagne.com