O último boletim da Defesa Civil do Paraná, divulgado às 18 horas deste domingo, 12, o número de cidades afetadas pelas chuvas passou de 18 para 21 e o número de pessoas atingidas chega perto de 2 mil. 259 permanecem desabrigadas e 887 casas ficaram danificadas.

 

O mal tempo deste domingo, 12, causou tempestades nas cidade de Ponta Grossa e Lubardelli, que até então não haviam registrado perdas com as chuvas. 

o tempo permanece instável com previsão de chuvas significativas entre as regiões noroeste, oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná, segundo o Instituto Simepar. Em diversas regiões do estado, há previsão de ventos em niveis médios na atmosfera que continuam transportando um ar quente e úmido desde o Norte do País até a região. 

Como há com condições para ocorrência de temporais (com muitos raios e rajadas de vento fortes), a defesa civil do estado segue em estado de alerta.

Nas demais regiões as chuvas ocorrem preferencialmente a partir da tarde, também com intensidade moderada a forte. 

Pela manha uma linha de instabilidade avançava pelos Campos Gerais e norte do Paraná, provocando chuvas fortes, acompanhadas por muitas descargas atmosféricas. Na madrugada deste domingo, em Guarapuava houve também registro de ventos fortes e queda de granizo em Campo Mourão.

O município mais afetado ainda é Janiópolis, no centro ocidental paranaense. A cidade, que fica na região de Goioerê, teve 700 pessoas afetadas e ainda registrou 200 casas danificadas. Em seguida aparece Rondon, na região noroeste do estado, com 408 afetados, dos quais seis estão desalojados e dois ficaram feridos (os únicos feridos em todo o estado até aqui). 115 casas foram danificadas. Já em Indianápolis, também no noroeste do Paraná, o número de afetados chega a 250.