Na manhã do último sábado (18), o 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), juntamente com policiais civis da 8ª Subdivisão Policial, realizaram a Operação Cidade Limpa em Paranavaí (PR), noroeste do estado. A ação, que tinha como objetivo identificar os responsáveis por pichações na região, resultou em 28 pessoas encaminhadas, sendo 18 adolescentes, além da apreensão de objetos usados para a prática.

A operação foi desencadeada após investigações feitas sobre as pichações que vinham ocorrendo na cidade. O planejamento iniciou-se há cerca de 40 dias, quando notou-se o aumento dos atos de vandalismo em residências, comércios e prédios públicos. A partir desse levantamento, os policiais militares e civis identificaram sete grupos de pichadores e alguns de seus membros, além de pichadores individuais, explica a auxiliar de comunicação da unidade, soldado Luiza Perotti.

De acordo com a soldado Luiza, a identificação dos envolvidos foi feita através de algumas siglas, normalmente com as iniciais dos grupos, deixadas por eles em suas pichações. Os grupos localizados foram: MSR (Moleque Sem Respeito); FMO (Família Oliveira); SPL (Só Para Loucos); SMD (Só Maluco Doido); FKS (Família King Size); ALCATEIA e SPTF (Spit Fire).

Das 28 pessoas identificadas 18 são adolescentes, com idades de 15 a 17 anos, e o restante com idades entre 18 a 21 anos. Destes envolvidos nas pichações dez realizavam o crime de maneira individual e não integravam nenhum dos grupos, conta a soldado Luiza.

Ainda segundo a soldado Luiza, alguns produtos foram apreendidos com os envolvidos, como spray, tintas e aparelhos celulares com fotos das pichações. É possível que outra investigação seja feita para averiguar a venda de produtos, tintas e sprays pelos comerciantes locais, pois os materiais não podem ser vendidos para menores de 18 anos, ressalta.