Neste momento de crise econômica que afeta praticamente todos os setores, os bares e restaurantes de Curitiba vão à luta para manter os negócios. Uma das formas será declarar guerra contra os altos custos trabalhando em conjunto. Só na taxa para a emissão de débitos e créditos em pagamentos online a economia pode chegar a 30%. Mas também há outras ações, como a coleta coletiva de lixo, negociações conjuntas com fornecedores e medidas contra o desperdício. O pacote completo de ações será anunciado na terça-feira (4).

A redução de custos é uma alternativa para empresas que pretendem se manter com as finanças saudáveis até que esse periodo turbulento passe. Quem encabeça o projeto é a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR), entidade que representa os empreendimentos do segmento da alimentação fora do lar.

Para atingir esse objetivo, a entidade tem desenvolvido parcerias com fornecedores e prestadores de serviços que atendem o setor em busca de alternativas inteligentes e valores diferenciados. Entre os projetos que serão lançados pela Abrasel – PR está, por exemplo, a coleta de lixo. Um caminhão exclusivo vai recolher por um preço bem abaixo do mercado, motivado pela adesão coletiva, o lixo dos empreendimentos que hoje ultrapassam o limite que é recolhido pela rede pública.

Estamos convidando vários parceiros para entrarem nessa briga contra a crise e contra a redução nas vendas. A única maneira de vencermos esses problemas é propondo a união do segmento em torno de ideias interessantes que possam reduzir os custos dos empreendimentos. Estamos preparando uma ação bem ampla, com diversos benefícios para o setor. Mesmo que em pequenas ações, no final teremos uma grande economia, explica Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel – PR.

Outra ação em conjunto que trará benefícios é fruto de uma negociação para a redução das taxas de cartões de débito e crédito para os bares e restaurantes. Segundo Luciano Bartolomeu, um acordo firmado com uma operadora líder mundial em meios de pagamentos, que acaba de iniciar sua operação no Brasil, vai diminuir as taxas, podendo chegar até 30% de economia para os empreendimentos.

O pacote completo de ações, que envolve também medidas contra o desperdício e que visam a redução dos valores de água e luz, contra os altos custos será lançado pela Abrasel – PR nesta terça-feira,a partir das 15h, na sede da entidade (Rua Tenente Max Wolf Filho – nº 200), no bairro Água Verde.