O prefeito Gustavo Fruet recebeu nesta segunda-feira (3), em São Paulo, o prêmio Connected Smart Cities 2015 de cidade com melhor governança, atribuído a Curitiba por um estudo que envolveu 700 cidades brasileiras. Na classificação geral, Curitiba ficou em quinto lugar, considerando 11 indicadores utilizados para definir as cidades mais inteligentes: Segurança, Economia, Energia, Governança, Empreendedorismo, Mobilidade, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Urbanismo.

Promovido pela revista Exame e pela consultoria Urban Systems, o prêmio é um reconhecimento às cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento, de acordo com seus projetos urbanos sustentáveis, que utilizam novas tecnologias e inovação.

Desde que assumimos a Prefeitura em 2013, temos implementado uma série de ações de aprimoramento da gestão, transparência, participação da sociedade e evolução dos servidores. Ficamos honrados com essa colocação no ranking do Connected Smart Cities – o que só confirma o sucesso da nossa política administrativa, destacou o prefeito.

Iniciativas de governança

No final de 2014, a Prefeitura de Curitiba deu um passo importante para ampliar a transparência na gestão pública municipal, com a regulamentação da Política de Dados Abertos do Município.

O objetivo é simplificar a disponibilização de dados, para que qualquer interessado possa utilizá-los da maneira como desejar, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle.

No início de julho, a Prefeitura lançou o Portal Aprendere, um site voltado à capacitação dos servidores municipais de Curitiba, oferecendo cursos à distância com ênfase em governança.

Iniciativas como essas ajudam a concretizar a estrutura de planejamento e desenvolvimento urbano da capital paranaense.

Nestes dois anos e meio, a atual gestão também firmou convênios com universidades locais para que servidores façam cursos de formação e especialização.

A política de governança participativa também tem atingido objetivos concretos a partir das audiências públicas e dos diversos canais de comunicação com a população. Destaque para o Colab e para as redes sociais da Prefs, que com linguagem adaptada e descontraída se tornaram um canal de entrada de sugestões e demandas.

Smart city

Curitiba avança no conceito de cidade inteligente com o uso da tecnologia na administração municipal.

A criação da Secretaria de Informação e Tecnologia está resgatando a capacidade de pensar e executar soluções nos serviços públicos, além de colocar a TI como área estratégica de investimento voltado para a transparência e a modernização da infraestrutura de dados.

Ao capacitar servidores para gerir TI, a Prefeitura reforça a estrutura de governança da cidade e aumenta a capacidade da oferta de serviços e-Gov.

Mais humana

Ao receber a premiação, o prefeito Gustavo Fruet destacou ainda iniciativas em diversas áreas que estão melhorando indicadores e ampliando a oferta de serviços públicos.

Nosso plano de governo é norteado pelo conceito da Curitiba mais humana, com inclusão social, oportunidades e investimentos em infraestrutura para construção da cidade inteligente, explicou.

Na educação, Fruet lembrou que hoje Curitiba tem cinco escolas públicas municipais entre as 15 melhores do país na avaliação do IDEB.Em 2016, Curitiba elevará a 30% os investimentos em educação – maior percentual e valores da história.

Destacou o programa Nossa Feira, que oferece mais de 30 variedades de frutas e verduras a preço único de R$ 1,79 o quilo, gerando economia de até 40% para a população.

Na área social, citou o Consultório na Rua, que hoje oferece atendimento médico e odontológico a moradores de rua, e o Condomínio Social, que oferece moradia a pessoas em situação de vulnerabilidade social até que consigam se reinserir no mercado de trabalho e poder arcar com a própria moradia. No Condomínio, as responsabilidades são divididas pelos próprios moradores.

Fruet apresentou ainda o Semáforo Inteligente, que permite que idosos e pessoas com mobilidade reduzida ampliem o tempo para travessia de ruas nos cruzamentos mais perigosos, mediante a aproximação do cartão transporte a um dispositivo instalado nos semáforos.

Para finalizar, o prefeito destacou que hoje Curitiba tem o menor índice de mortalidade infantil da história. Ao longo do mandato, já investimos mais de R$ 1 bilhão em grandes intervenções e novos investimentos já estão garantidos. Porém, temos a preocupação de garantir um legado imaterial para a cidade, que passa pela educação, pelo cuidado com as pessoas, valorização dos servidores e oferta de oportunidades. Mais uma vez, agradeço em nome da nossa cidade por essa premiação, que nos estimula a seguir em frente, disse.