Considerando que o transporte escolar de qualidade também é parte importante dentro dos investimentos em Educação, a Prefeitura de Araucária tem trabalhado para possibilitar que alunos cadeirantes recebam um transporte adequado. Nos últimos dois anos, o transporte escolar foi revisto e o município passou a contar com vans adaptadas. Hoje, já são seis veículos adaptados atendendo aos alunos que precisam.

A melhora na infraestrutura possibilita atender a um número maior de estudantes. Em 2013, eram 44 estudantes cadeirantes atendidos em veículos não adaptados (ônibus comuns ou kombis). A partir daí começaram as melhorias e hoje já são 81 estudantes beneficiados com veículos adequados e que fazem o transporte direto da casa para a escola (antes eram em duas etapas para os alunos das escolas especiais). O Departamento de Transporte Escolar tem reformulado os trajetos para atender às necessidades, mas com economia. O atendimento das vans chega também à área rural do município (Guajuvira, Rio Verde, Roça Velha e Botiatuva, por exemplo).

Moradora do santa Regina e mãe do Cauã, aluno da Escola Municipal de ensino Especial Joelma do Rocio Túlio, Cristiane Piska explica que seu filho utiliza a van adaptada para transporte escolar desde o ano passado e que agora é outro nível. Agora eles vêm pegar o Cauã e também o trazem até a porta de casa. Antes tinha que levá-lo e buscá-lo na rua Manoel Ribas [a umas três quadras da residência], chovesse ou fizesse sol. Nem serviço de táxi para cadeirantes tem uma van tão boa quanto esta, avaliou.

Cristiane lembra que desde quando Cauã tinha um ano e meio de idade ele utiliza o transporte que era um ônibus adaptado com elevador, mas em péssimos condições. Ele vinha amarrado com cordas. Não tinha lugar para a cadeira de rodas dele. Os bebês eram colocados em cesto de vime. Não havia segurança alguma. Nem mesmo os adultos [também com deficiência] tinham cinto de segurança., destacou. Com as vans, a mãe conta que a segurança melhorou 100%. Agora a cadeira fica bem travada e ele tem cinto. Eu, como mãe, fico tranquila, contou.

Cada van tem espaço para até quatro estudantes com cadeiras de roda e possui mais quatro assentos. Um elevador torna a entrada dos alunos com as cadeiras muito mais prática, rápida e confortável; situação bem diferente dos dias em que, segundo a mãe, o elevador do ônibus estragava e a entrada dos alunos [incluindo adultos] tinha que ser no braço. Só sabe o que representa essa melhoria quem passou pelo sacrifício, comentou Cristiane.