Com mais de 25 anos na capoeira, o paranaense Robson Pinheiro, mais conhecido com professor Duende, foi anunciado, na última semana, no Rio de Janeiro, para receber a corda preta, que simboliza o grau máximo dentro do Grupo Capoeira Brasil, assim como o título de formado ou mestre.

A boa notícia veio durante o evento internacional do Grupo, em que o seu mestre fundador, Paulinho Sabiá, anunciou o nome de Duende como um dos futuros mestres de capoeira, e que terá a honra de utilizar a corda preta, que simboliza não apenas o grau máximo que se pode atingir nesse esporte, como, também uma homenagem à Zumbi dos Palmares. A entrega oficial da titulação máxima acontecerá em agosto de 2016.

Duende é praticante da capoeira desde 1990 e, de lá pra cá, construiu uma sólida carreira, atuando hoje como coordenador do Grupo Capoeira Brasil no Paraná. No total, Duende coordena mais de 500 alunos em núcleos atuantes do Grupo em cidades como Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais, Jaguariaíva e Arapoti.

Mais que isso, Duende também é coordenador de capoeira na Secretaria de Esportes de São José dos Pinhais, município onde a capoeira é o segundo esporte mais praticado – atrás somente de futebol de salão – e responsável pela Associação Deixa o Menino Jogar, que incentiva a inclusão social pela prática esportiva. Robson Duende já representou a capoeira em países como Argentina, Chile, Peru, Colômbia, França, Alemanha, Bélgica e Polônia.

Para o professor Duende, é uma honra receber a corda preta, digna apenas daqueles que têm, não apenas conhecimento técnico e prático na capoeira, mas daqueles que são capazes de compartilhar tudo o que sabem e incentivar a prática desse esporte. Este será o início de uma nova etapa nessa minha longa caminhada na capoeira. Para se conquistar esse título, não basta ter muitos anos de capoeira, é preciso estar engajado e desenvolver um trabalho consistente, e é isso que venho buscando ao longo desses 25 anos.

Sobre a capoeira
A capoeira é uma representação afro-brasileira que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e música. Foi criada por escravos africanos trazidos ao Brasil e desenvolveu-se principalmente na Bahia, difundindo-se, posteriormente, por vários estados brasileiros. Até 1940, a capoeira era proibida e considerada crime. Desde novembro de 2014, a capoeira tornou-se reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.