O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) acaba de lançar o boletim Avaliação Estadual de Cultivares de Milho, safra 2014/2015 de autoria de Pedro Sentaro Shioga, Antonio Carlos Gerage e Pedro Mário de Araújo, Rodolfo Bianco e Adriano Augusto de Paiva Custódio. O boletim pode ser baixado gratuitamente no endereço www.iapar.br.

A escolha da cultivar é uma decisão crucial no planejamento de uma lavoura de milho, e é com o objetivo de oferecer parâmetros para técnicos e produtores envolvidos nessa tarefa que a instituição realiza todos os anos experimentos para analisar opções existentes no mercado.

A publicação contém os resultados de ensaios envolvendo 24 cultivares geneticamente modificadas e 20 convencionais. Segundo dois critérios de altitude (acima e abaixo de 700 metros), esses materiais tiveram o comportamento avaliado nos quesitos ciclo, produtividade, doenças, acamamento e quebramento de plantas. 

O estudo abrange todas as regiões que cultivam a primeira safra do cereal no Paraná. Os experimentos foram conduzidos nos municípios de Cambará, Campo Mourão, Cascavel, Floresta, Guarapuava, Londrina, Palotina, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste e Umuarama. 

Com essas informações, o técnico ou o agricultor pode escolher as cultivares de ciclo normal, precoce e superprecoce que mais se adaptam às condições de clima e solo para maximizar a produtividade da safra de 2015/2016 em sua propriedade.

CRITÉRIOS – De acordo com os autores, muitos produtores erram ao considerar apenas a produtividade como critério para seleção da cultivar. Nesse momento de dificuldades, com pequena margem de lucro, é preciso buscar escolhas racionais, explicam. 

Produção de grãos, silagem ou milho verde; adaptação à região em que será feito o plantio, considerando, inclusive, a resistência genética às principais doenças; histórico de lavouras de milho na área; condições de fertilidade do solo e nível de tecnologia que será empregado são alguns dos parâmetros que os pesquisadores recomendam considerar no momento de planejar a safra e escolher a cultivar.

Os autores recomendam observar com atenção o ciclo do material e sua relação com o momento de implantar a lavoura. Segundo eles, o melhor desempenho é obtido quando se tem o cuidado de semear cultivares precoces no início da época recomendada no zoneamento agrícola para a cultura, reservando as de ciclo longo para os plantios mais tardios. 

SERVIÇO: Boletim Avaliação Estadual de Cultivares de Milho, safra 2014/2015, autoria dos pesquisadores Pedro Sentaro Shioga, Antonio Carlos Gerage e Pedro Mário de Araújo, Rodolfo Bianco e Adriano Augusto de Paiva Custódio