Os estudantes de Curitiba e da Região Metropolitana terão mais duas opções de cursos técnicos profissionalizantes na rede estadual de ensino, em 2016. A partir do próximo ano, o Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) de Curitiba, no bairro Boqueirão, vai ofertar os cursos técnico em Mecânica e técnico em Biotecnologia. 

As obras de ampliação da unidade estão na fase final e o processo classificatório para escolha dos alunos será em outubro. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões na construção de dois novos blocos, de nova biblioteca e na compra de equipamentos para os novos cursos. O recurso é do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Brasil Profissionalizado.

Os blocos terão quatro novas salas de aulas, 10 laboratórios e um barracão de construção civil. Também foram feitas passarelas para os estudantes e um muro novo em volta de todo o colégio. Atualmente, 2.300 alunos estudam no Ceep Curitiba em cinco cursos técnicos – Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Química e Meio Ambiente. 

A principal característica de um Ceep é a profissionalização dos alunos. Os estudantes vêm para cá em busca de uma profissão, tanto fazendo o ensino médio integrado quanto na modalidade subsequente, ou seja, após terminarem o ensino médio, explicou o diretor Edson Luiz Martins.

Outra diferença em relação aos colégios regulares da rede estadual é que o Ceep atende alunos de toda a região de Curitiba e não apenas os que moram no entorno da escola. A quantidade de professores também é maior. Precisamos de professores da base nacional comum e também das disciplinas técnicas. Cada curso oferece em média 20 disciplinas técnicas, afirmou o diretor Edson Martins. 

Todos os alunos que estudam no Ceep também precisam passar por um estágio em empresas para saber como será o ambiente de trabalho que irão encontrar após deixar o colégio. Para estudar no Ceep o aluno passa por um processo classificatório baseado em dois requisitos: o social (renda familiar e se estudou em escolas públicas ou privadas) e a análise do currículo escolar (notas que teve anteriormente). 

PELO ESTADO – A rede estadual de ensino do Paraná conta com 19 Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceep). Todos oferecem cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. Entre os 19 Ceeps, 14 são colégios agrícolas e também funcionam com o regime de internato para alunos de outras cidades. Os estudantes ficam de segunda a sexta-feira na escola. 

Estas unidades oferecem dormitórios, salas de estudo, refeitórios, auditórios, laboratórios específicos, bibliotecas e ginásios esportivos, acervo bibliográfico próprio para os cursos ofertados, além dos equipamentos para aulas práticas.

Nos 19 Ceeps estudam 10.362 estudantes. No início deste ano, cinco novos Centros Estaduais de Educação Profissional iniciaram as atividades. As escolas foram construídas em diferentes regiões do Estado, com cursos técnicos oferecidos de acordo com a demanda do setor produtivo de cada cidade. As novas unidades ficam em Pitanga (Centro), Cianorte (Noroeste), Assaí (Norte), Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba) e Ibaiti (Norte). 

Esses Ceeps vão oferecer oportunidades profissionais para aproximadamente cinco mil alunos em cursos técnicos, explicou a superintendente da Educação, Fabiana Campos. 

Foram investidos aproximadamente R$ 30 milhões na construção das novas escolas e na compra de laboratórios e equipamentos. Os investimentos foram feitos pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ainda na Grande Curitiba, outras duas unidades estão em fase de conclusão em Almirante Tamandaré e Campo Largo.

REDE DE ABRANGÊNCIA – A superintendente da Educação, Fabiana Campos, a chefe do Departamento de Educação e Trabalho, Margaret Sbaraini, e representantes da Secretaria da Educação promovem encontros com a comunidade para discutir quais cursos técnicos serão ofertados nos novos Ceeps de Bandeirantes, Ibiporã, Londrina, Maringá, Almirante Tamandaré, Colorado, Campo Largo e Medianeira.

Nosso objetivo é que os estudantes tenham formação para conquistar vagas na indústria, comércio e nos serviços conforme a vocação econômica local. Isso aumenta as chances de colocação no mercado e contribui para o desenvolvimento de cada local, explicou a superintendente da Educação, Fabiana Campos.

ESTRUTURA – Além dos Ceeps, a Secretaria de Estado da Educação oferece 59 cursos técnicos profissionalizantes gratuitos na rede estadual. Eles são ofertados em 354 escolas estaduais, em 183 cidades. Na página www.educação.pr.gov.br/cursostecnicos o estudante encontra as opções de cursos. Todos são gratuitos e possibilitam o acesso ao estágio, aproximando os alunos ao mundo do trabalho.