Atendendo pedido do Ministério Público do Paraná, a Justiça determinou o bloqueio dos bens de um ex-vereador de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, por apropriar-se de parte dos salários de seus assessores.

Segundo as investigações do MP-PR, o vereador, que exerceu mandatos de 2001 a 2012, exigia que seus assessores lhe repassassem quantias significativas para mantê-los nos cargos. As investigações basearam-se em inúmeros testemunhos de ex-assessores e gravações em vídeo.

Os valores apropriados indevidamente pelo ex-vereador chegam a R$ 97.564,66, ainda sem atualização monetária. O bloqueio dos bens visa garantir a restituição desse montante.

Além do pedido liminar de indisponibilidade de bens, a ação civil pública, ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça da 2ª Promotoria de São José dos Pinhais, requer a condenação do ex-vereador por ato de improbidade administrativa, que pode resultar em penas como a suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, o pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e a proibição de contratar com o poder público por dez anos.