Um grupo de 14 deficientes visuais integrantes do Projeto Ver com as Mãos desenvolvido pelo Instituto Paranaense de Cegos, participaram, ontem, de uma visita guiada ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula com um roteiro especialmente elaborado para eles.

A historiadora e pesquisadora sobre cemitérios Clarissa Grassi, coordenadora da visita guiada ao Municipal, conta que pela segunda vez adaptou o roteiro para dar acessibilidade ao evento. Em 2013, alunos com deficiência auditiva do Instituto de Educação Professor Erasmo Piloto também tiveram uma visita adaptada e traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Para a visita de hoje (ontem) foi necessário reduzir o número de túmulos visitados para dar um tempo maior aos visitantes, para que pudessem tatear os túmulos e os adornos existentes, explica Clarissa. A coordenadora do projeto Ver Com as Mãos, Diele Pedrozo, diz que essa iniciativa é importante por ser em um local repleto de arte e história, mas de difícil visitação para pessoas com deficiência visual.
Achei tudo muito interessante. Vários tipos de materiais e toda a arte e história que tem aqui, conta uma das 14 pessoas que participaram da visita tátil e auditiva, ontem, Gabrielli Vieira.