O temporal que atingiu Curitiba na madrugada desta quinta-feira (27) causou danos em vários equipamentos públicos e afetou alguns serviços. Um dos mais afetados foi a  Unidade de Saúde Vila Leonice, no bairro Cachoeira. Uma árvore caiu sobre o telhado da unidade, interrompendo o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda sem previsão de retomada.

Outras unidades de saúde, em vários pontos da cidade, tiveram problemas, principalmente devido à falta de energia elétrica. O atendimento está prejudicado por falta de energia nas unidades Fernando de Noronha (Santa Cândida), Bacacheri, Ouvidor Pardinho (Centro), Capanema (Vila Torres), Vila Leão (Portão), Aurora (Novo Mundo), Pinheiros (Santa Felicidade), Tatuquara, Pompéia (Tatuquara), Rio Bonito (Campo do Santana) e Ipiranga (Capão Raso). Nesses locais, as equipes de saúde estão sem acesso aos prontuários dos pacientes. O mesmo acontece na US Uberaba de Cima (Uberaba), por causa da oscilação de energia.

O serviço de vacinação também ficou comprometido nesses locais, porque as vacinas tiveram de ser remanejadas para a Central de Vacinas para não serem perdidas devido à falta de refrigeração.

As sedes dos Distritos Sanitários Matriz e Portão também ficaram sem energia e parte das ações programadas tiveram que ser adiadas.

Já nas unidades Abaeté (Boa Vista) e Vista Alegre (Pilarzinho), o problema foi a chuva, que atingiu os serviços de odontologia, interrompendo o atendimento temporariamente.

Escolas

Várias escolas da rede municipal de ensino estão sem energia, telefone e água, mas todas estão atendendo. As unidades afetadas são as seguintes:
 
Regional Santa Felicidade (luz e telefone)
Santa Felicidade
Escola Santo Inácio
Paranaguá
Júlio Moreira
Foz de Iguaçu
CMEI Nelson Buffara
Farol do Saber Aparecido Quinaglia (luz, água e telefone)
 
Regional  CIC (galhos na rede elétrica e telefone)
CMEI Vila Verde II
 
Boa Vista (Luz)
Doutel de Andrade
Erasmo Piloto
Jaguariaíva
José Wanderley Dias
Lauro Esmanhoto
Raul Gelbek
Ricardo Krieger
Romário Martins
Ulisses Guimarães

Augusto Cesar Sandino
 
CMEIs
Abaeté
Cantinho do Sol
Cassiopéia
Cinderelea
Liberdade
Maria Aparecida Buscardin
Vila Diana
Vila Leonice
Formosa
Jardim Aliança

Terminais

Os estragos causados pelo temporal afetaram a operação de algumas linhas de ônibus, que precisaram alterar trajetos em função de queda de galhos e árvores.

Nos terminais Barreirinha e Santa Felicidade, o vento deslocou alguns domos da cobertura, mas a operação foi mantida normalmente. A empresa responsável pela manutenção dos terminais está mobilizada desde as três da manhã para fazer os consertos necessários.

O vento também arrancou um pedaço de cobertura no tubo da Estação Eufrásio Correa sentido Santa Cândida. O tubo continuou em operação, mas a entrada na estação ficou restrita a um dos lados, o que não gerou maiores problemas para os passageiros. A equipe de manutenção foi acionada às cinco da manhã e está no local providenciando o conserto.

Cras

Dois Centros de Referência da Assistência Social (Cras) foram afetados pelo temporal, com prejuízo parcial no serviço. A unidade São Fernando sofreu destelhamento e o Cras Aurora teve falta de energia