Com a presença de 372 atletas de 42 clubes e associações de canoagem de 12 estados do país começou nessa quinta-feira (dia 27), o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015. As provas do evento começaram com algumas horas de atraso devido ao forte temporal que atingiu a capital paranaense nesta última madrugada e prejudicou o início programado da competição. Contudo, a estrutura foi remontada a tempo e atletas, dirigentes, autoridades, imprensa e o público puderam desfrutar do principal evento nacional das modalidades.

O Campeonato Brasileiro em Curitiba tem provas nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior, Master e Paracanoagem KL1, KL2 e KL3. O atleta mais novo do evento tem 10 anos de idade, Erick Souza da Silva, e a mais velha é a canoísta baiana Patricia Lencinas de 59 anos de idade da categoria Master, ambos representam a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI).

Iniciei na canoagem (há cinco anos) após decidir por um modo de vida mais saudável, pois fumei por muito tempo. Quero deixar o convite para todos, principalmente as mulheres. Para mim é um orgulho ser a atleta mais velha competindo e podendo ser um exemplo para os outros, comemora Patrícia.

Nessa quinta-feira foram disputadas 38 provas, sendo que sete delas já foram finais, distribuindo as primeiras medalhas para os campeões brasileiros de 2015. A primeira premiação do dia foi do Mini K1 1000m Feminino Infantil (foto).

Para o maior nome da Canoagem Brasileira, Isaquias Queiroz, que competiu hoje no Campeonato Brasileiro no C1 1000m Masculino depois de vir de uma maratona de competições, como o Pan de Toronto e o Mundial de Milão, o segredo é manter o amor pelo esporte.

“Foi um ciclo puxado este ano, mas o segredo é ter amor ao esporte e manter o alto astral. Remei com um barco maior que o meu, mas ganhei. Não posso usar tudo o que treinei agora, pois ainda tenho o Aquece Rio”, disse ao se referir ao evento-teste dos Jogos Olímpicos que acontece semana que vem no Rio de Janeiro.

Para Gilvan Ribeiro, atleta da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade e classificado para a final no K1 1000m Masculino, o Brasileiro é um ótimo teste. “Estar na seleção aumenta a responsabilidade nesse tipo de competição. Espero que o nível dos atletas brasileiros tenha aumentado. Eu torço pelo desenvolvimento da Canoagem Brasileira”, disse o vice-campeão pan-americano do K4 1000m Masculino, em Toronto, no Canadá.

ACEN
Atual campeã brasileira por equipes a Associação Caxiense de Esporte Náuticos (ACEN), de Caxias do Sul (RS), defende o título esse ano novamente em Curitiba, já que o evento de 2014 também foi realizado na capital paranaense. Segundo Jonathan Maia, ex-canoísta da seleção brasileira e hoje chefe de equipe da ACE, a tradicional associação gaúcha de canoagem vem confiante para buscar o bicampeonato em Curitiba.

“Sabemos que será uma disputa apertada com as outras associações, será ponto a ponto até o final. Se ficarmos entre os três melhores já será uma vitória”, revela. A ACEN sagrou-se campeã geral do Brasileiro 2014 totalizando 237 pontos. O segundo lugar ficou para a Associação Cacaueira de Canoagem, de Ubaitaba (BA), com 228 pontos e em terceiro a Associação de Canoagem de Itacaré, também do estado da Bahia, com 197 pontos.

Ranking
Este evento está classificado como Controle Nacional e seletiva para competições internacionais e Equipe Permanente da Canoagem Velocidade. Na Paracanoagem, tendo as provas de 200m como prova principal, o Campeonato Brasileiro é classificatório para eventos internacionais, bem como para pontuação no ranking das associações.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015 é organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e Academia Brasileira de Canoagem (ABraCan), tem o patrocínio do BNDES – patrocinador oficial da Canoagem Brasileira, GE e Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude Secretaria do Meio Ambiente e Seguros Unimed.

A entrada do público ao evento é gratuita.

Clique aqui para Startlists e Resultados Online.