Chega a quase 100 mil o número de pessoas afetadas pelo temporal da última segunda-feira, 7, no Paraná. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 8 horas desta quarta-feira, 9, 35 cidades foram atingidas pela forte chuva e 98.213 pessoas afetadas. 24.215 casas ficaram danificadas, 72 pessoas estão desabrigadas e 27 ficaram feridas.

As cidades atingidas foram Ampére, Bela Vista da Caroba, Bituruna, Campina Grande do Sul, Capanema, Cidade Gaúcha, Flor da Serra do Sul, Foz do Iguaçu, Goioxim, Guaíra, Guaporema, Mallet, Mandirituba, Manfrinópolis, Manoel Ribas, Maria Helena, Maringá, Marmeleiro, Matelândia, Nova Esperança, Nova Olímpia, Paraiso do Norte, Pato Branco, Planalto, Ponta Grossa, Reserva, Marechal Cândido Rondon, Salgado Filho, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Manoel do Paraná, Tibagi, Umuarama e União da Vitória.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decretou estado de emergência após os estragos causados pelo temporal que atingiu a região no fim da tarde de segunda-feira, 7. Segundo a Defesa Civil, foram 60 mil pessoas afetadas.

Na região sudoeste, seis pessoas ficaram feridas por causa do temporal. Cinco delas moram em Planalto e uma em Ampére. Dois estão internados em um hospital de Francisco Beltrão. Em Planalto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos chegaram a 113 km/h. Já em Foz, o vendaval atingiu 75 km/h de velocidade.

Também houve granizo no municípios de Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Céu Azul, Maripá, Missal, Guaíra, Matelândia e Santa Tereza do Oeste.

As cidades mais afetadas foram Nova Esperança, com 19.845 pessoas afetadas, seguida Goioxim, com 2.500, Ponta Grossa, com 2029, Rondon, com 1.508 e Nova Olímpia, com 1.200. Guarapuava, na região cenro-sul do Estado, a 275 quilômetros de Curitiba, com 2.500 pessoas, seguida por Foz do Iguaçu (2.000 pessoas) e Nova Esperança, vizinha a cidade de Paranavaí, no noroeste do Estado a 487 quilômetros de Curitiba, com 1.200 pessoas).

De acordo com o Instituto Simepar, as rajadas de vento que atingiram a região oeste do Estado, chegaram a mais de 80 quilômetros por hora. As chuvas vieram acompanhadas de raios e as rajadas de vento tiveram momentos em que a intensidade foi forte, superando os 80 km/h. As rajadas de ventos mais fortes ocorreram em Cândido de Abreu 89,3 Km/h, Lapa 85 Km/h, Cianorte 85,3 Km/h e União da Vitória 76,7 Km/h.