O número de pessoas afetadas pelas chuvas no Estado chega a 100.876, segundo o último boletim da Defesa Civil do Paraná, divulgado às 8 horas desta quinta-feira, 10. Ao todo, os estragos estão espalhados por 39 cidades paranaenses, onde 25.134 casas ficaram danificadas.3.311 pessoas estão desalojadas e 62 desabrigadas.

A previsão de mais chuvas para o Estado a partir desta tarde de quinta-feira, 10, deixa a Defesa Civil em estado de prontidão alerta. De acordo com o Capitão Eduardo Gomes Pinheiro, da Defesa Civil do Estado, o alerta meteorológico foi enviado para as regiões Norte e Noroeste, pela manhã, e à tarde, a previsão é de temporal nas regiões Sudoeste e Oeste, que foram as mais afetadas. “Neste locais, as equipes estão a postos para colocar em prática os planos de contingência”, afirma Capitão Pinheiro.

As cidades atingidas foram Ampére, Bela Vista da Caroba, Bituruna, Campina Grande do Sul, Capanema, Cidade Gaúcha, Flor da Serra do Sul, Fos do Iguaçu, Goioxim, Guaíra, Guaporema, Indianópolis, Mallet, Mandirituba, Manfrinópolis, Manoel Ribas, Maria Helena, Maringá, Marmeleiro, Matelândia, Nova Esperança, Nova Olímpia, Palmeira, Paraíso do Norte, Pato Branco, Planalto, Ponta Grossa, Reserva, Rondon, Salgado Filho, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Oeste, São Manoel do Paraná, Tapira, Tibagi, Umuarama e União da Vitória.

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) emitiu, na tarde desta quarta-feira, 9, alerta para a possibilidade de novos temporais no Estado a partir de hoje. Áreas de instabilidade intensificam-se entre o Paraguai e Argentina ao mesmo tempo em que uma frente fria avança pela Região Sul. Assim a instabilidade atmosférica volta a ficar elevada e favorece a ocorrência de temporais nas regiões paranaenses, diz o alerta.
Primeiramente as chuvas mais fortes, com raios e rajadas de vento atingem as áreas do Oeste, Noroeste e Norte do Estado, regiões que também podem registrar queda de granizo, mas de forma mais localizada do que no último feriado. A partir da tarde o risco de temporais aumenta também nas demais regiões do Paraná, continua o Simepar.