O deputado Leonaldo Paranhos, líder do PSC na Assembleia Legislativa, maior bancada da Casa com doze parlamentares, se revoltou na sessão de ontem, depois que o líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) pediu a rejeição de proposta de criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar problemas no Serviço de Assistência em Saúde (SAS) dos servidores públicos estaduais. Romanelli alegou que o requerimento não tem fato concreto ou relevante que justificasse a criação da CEI sobre o assunto. Se aprova a CPI dos ‘cachorros’, mas não aprova uma cei para se investigar os que não estão atendendo os servidores publicos do Paraná. Isso aqui é um circo? Não estamos aqui no picadeiro, estamos aqui em um parlamento, disse Paranhos, referindo-se à Comissão Parlamentar de Inquérito criada pela Assembleia para investigar maus tratos a animais.

Boicote
O parlamentar insinuou que ele estaria sendo boicotado pela liderança governista, por ter votado contra medidas de pacote de corte de gastos e benefícios de servidores, no primeiro semestre, contrariando a orientação do Palácio Iguaçu. Eu já não aguento mais. Aí é demais. Pedi para criar a frente parlamentar do pedágio, essa casa não criou. Isso aqui é uma roleta que a gente gira e dependendo do nome, aprova ou não?, questionou. Paranhos chegou a usar expressões de baixo calão para qualificar o comportamento de seus colegas. Que os deputados não venham me encher o saco dizendo que nós não podemos entrar em hospital, disse. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), pediu a retirada do que chamou de afirmação grosseria das notas taquigráficas da sessão. Após muita discussão, o requerimento de Paranhos foi rejeitado por 22 votos contra 19.

Pesquisa
Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado hoje aponta empate técnico entre o atual prefeito Marcio Wozniack (PSDB) e Dr Nagib, na disputa pela prefeitura de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba. Segundo a pesquisa, Wozniack teria hoje 34,3% das intenções de voto, contra 33,1% de Nagib. Como a amostra tem uma margem de erro de aproximadamente 4,5%, os dois estariam tecnicamente empatados. Outros dois candidatos aparecem na consulta estimulada, em que é apresentada uma lista dos concorrentes: Ricardo Miranda, com 10,9%; e Marcos Ribas, com 7,6%. Em outro cenário, sem Ribas, Dr. Nassib lidera com 37,5%; Marcio Wozniack tem 36,3%; e Ricardo Miranda tem 13,2%.

Em baixa
A pesquisa também revela que tanto a presidente Dilma Rousseff (PT) quanto o governador Beto Richa (PSDB) tem hoje baixa aprovação entre o eleitorado de Fazenda Rio Grande – com alguma vantagem para o tucano. Apenas 13,6% dos entrevistados aprovaram a administração Dilma; 83,7% desaprovam; e 2,7% não souberam ou não quiseram responder. No caso de Richa, a aprovação é de 20,7%. Outros 76,4% desaprovam a gestão do governador e 2,9% não souberam ou não quiseram opinar. O levantamento ouviu 450 eleitores, entre os dias 17 e 19 de setembro.

Terceiro turno
O vereador professor Galdino (PSDB) supreendeu na sessão de ontem, da Câmara Municipal de Curitiba, ao declarar ser contra a cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff (PT). Sou contra o impeachment da presidente Dilma, acho que ela tem que continuar até o final do mandato. Esse clima de 3º turno, não é bom para o país, afirmou.