A campanha Outubro Rosa vai ser aberta em Curitiba nesta sexta-feira (2) com palestra da professora Ingrid Klass, que foi diagnosticada com câncer de mama aos 27 anos. Ela conseguiu vencer a doença e compartilha a história de superação com outras mulheres na palestra.

Ingrid passou pelo processo de quimioterapia, perdeu os cabelos, mas não perdeu a autoestima e nem a vontade de viver. Um ano depois da quimioterapia, ela decidiu criar um site para ajudar pessoas que passam pelo mesmo problema (rosakass.com).

Ela faz uma campanha de arrecadação de lenços que são doados para pacientes que, assim como ela, perderam os cabelos em função do tratamento do câncer. A missão do site e da campanha é levar informações, bem-estar, qualidade de vida, autoestima e otimismo às pacientes e também aos familiares.

A palestra inicia as 8h30, na sede da Secretaria Municipal da Mulher (no mesmo prédio da Cohab), e começa nas escadarias do saguão do prédio, com a apresentação do coral Criativoz, do RH Criativo, da Prefeitura de Curitiba.

Outubro é o mês da conscientização e combate ao câncer de mama, com atividades realizadas em todo o mundo. O movimento Outubro Rosa, que surgiu em 1990, na cidade de Nova Iorque, tem como símbolo o laço rosa e busca alertar sobre os riscos da doença, que é a segunda mais recorrente no mundo.

Vários cartões postais das principais metrópoles do mundo são iluminados, em outubro, com a cor rosa. E em Curitiba, a estufa do Jardim Botânico estará iluminada de rosa durante o mês.

O desafio, de acordo com especialistas, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura.

Apesar dos avanços tecnológicos, o câncer ainda continua com altos índices de mortalidade, sobretudo em função do diagnóstico tardio.

O objetivo da campanha do Outubro Rosa é socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer, envolvendo o poder público, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população em geral.

Em todas as regionais, a Prefeitura de Curitiba de Curitiba tem programação de atividades referentes ao Outubro Rosa e palestras sobre a conscientização e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Haverá agendamento para exames de mamografia e coleta de material para exame preventivo do câncer do colo de útero.

A Fundação Cultural de Curitiba de Curitiba se integra ao movimento Outubro Rosa, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, com uma série de atividades para sensibilizar suas servidoras na prevenção contra o câncer de mama.

As atividades programadas para Outubro Rosa acontecem na sede da Fundação, no Moinho Rebouças, na semana de 19 a 23 de outubro. A campanha foi lançada nesta quinta-feira, 1º de outubro, com a distribuição às servidoras de flores simbolizando o movimento.

 

 

Palestra de abertura do Outubro Rosa de Curitiba

Data: sexta-feira, 2 de outubro

Horário: 8h30

Local: Rua Barão do Rio Branco, 45, Centro.

 

 

 

Programação da Fundação Cultural: Toda na sede da Fundação

 

01/10

• Abertura do Outubro Rosa: entrega das flores simbolizando o movimento.

 

19/10, às 10h  –  (Sala de reuniões da Presidência)

• Apresentação da campanha Lenço Amigo, de Ingrid Klass, com a presença da

  secretária Roseli Isidoro.

 

19/10, às 15h  –  (Sala de reuniões da Presidência)

• Sensibilização com Roda de Leitura.

 

20/10, às 15h  –  (Área externa)

• Apresentação de dança do ventre e vivência da dança Enaltecendo o Feminino.

 

21/10, às 15h  –  (Sala de reuniões da Presidência)

• Relato da servidora América Guerra Pusch Como combater e superar o câncer de mama.

 

22/10, às15h  –  (Área externa)

• Apresentação Zumba Rosa.

 

23/10, às 15h  –  (Área externa)

• Apresentação Dança Cigana Terceira Idade Interativa.