A Prefeitura de Curitiba contratou, via licitação, a realização de projetos para três novas e importantes estruturas cicloviárias, que vão somar 31 quilômetros de extensão. Os projetos são divididos em dois lotes: o primeiro é a Microrrede Cicloviária da CIC, com 21,31 quilômetros; e o segundo compreende os projetos do Circuito Interparques, com 1,93 quilômetros, e da Ligação Pinhais/Centro de Curitiba, com 7,62 quilômetros.

Os estudos e anteprojetos foram elaborados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Já os projetos serão elaborados por empresa privada. O contrato prevê a elaboração de estudos topográficos, geotécnicos e hidrológicos, além de projetos de drenagem, geométricos, terraplenagem, contenções, pavimentação, calçamento e paisagismo. A empresa também irá elaborar os projetos de engenharia cicloviária, sinalização horizontal, vertical e semafórica, bem com os projetos elétricos e de iluminação pública. A previsão é que todos estejam concluídos em 12 meses.

São projetos diferenciados, de alta complexidade, que nos permitirão implantar estruturas que foram previstas no Plano Estratégico Cicloviário. Assim poderemos oferecer aos cidadãos novas opções de deslocamento por bicicleta em áreas estratégicas da cidade, disse o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.

Circuito Interparques

Nessa fase, os projetos do Circuito Interparques vão contemplar áreas em frente às entradas da Ópera de Arame e da Pedreira Paulo Leminski e a ampliação da rota entre os parques Barigüi e Tingüi. Além de pavimentação, requalificação e ampliação de estruturas já existentes, construção de passeios de pedestres, pintura, sinalização e gradis de proteção nos trechos junto ao Rio Barigüi, o Circuito Interparques vai contar com o planejamento de uma obra de arte diferenciada: uma estrutura helicoidal feita em madeira – sobre um desnível de aproximadamente 10 metros – para fazer a conexão entre a Avenida Manoel Ribas, no Parque Barigüi, e a Rua Odilon Lustosa Ribas, que leva até o Parque Tingüi.

Em alguns trechos, para assegurar mais proteção a pedestres e ciclistas, o projeto irá prever a implantação de faixas elevadas. Quanto estiver completo, o Circuito Interparques vai conectar os parques Barigui e Tingui, a Universidade Livre do Meio Ambiente, o Parque Tanguá, a Pedreira Paulo Leminski, a Ópera de Arame, o Parque São Lourenço, o Parque da Barreirinha, o Bosque João Paulo II (Bosque do Papa) e o Jardim Botânico. Esses parques estão entre os mais movimentados de Curitiba e são muito procurados por ciclistas, corredores, caminhantes e turistas.

Ligação Pinhais / Centro de Curitiba

O principal objetivo deste projeto, que totaliza 7,62 km, é reforçar a ligação cicloviária entre a cidade de Pinhais e o centro de Curitiba pelas vias que formam a rota com maior movimentação de bicicletas. A estrutura cicloviária será feita a partir da Avenida Victor Ferreira do Amaral, na divisa com o município de Pinhais, seguindo pelas ruas XV de Novembro, Fernando Amaro e Benjamin Constant até o encontro com a Rua Mariano Torres, no Centro de Curitiba.

Na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no lado esquerdo da via (sentido Pinhais – Curitiba), será projetada uma ciclovia bidirecional, sobre a calçada, incluindo passeio de pedestres em toda a sua extensão. No entanto, o passeio compartilhado existente no lado direito da via deverá ser mantido. Haverá tratamento nos cruzamentos, assim como em pequenos segmentos, garantindo a circulação de bicicletas nos dois lados da avenida. Ao longo de toda Ligação Pinhais-Curitiba, serão projetados tratamentos também nas esquinas para atender a prioridade de circulação de bicicletas.

Microrrede Cicloviária da CIC

A Microrrede Cicloviária da CIC terá uma extensão de 21, 29 km passando pelos bairros São Miguel, Cidade Industrial de Curitiba e Fazendinha. O projeto vai contemplar estruturas cicloviárias e viárias com 13 rotas, uma ponte metálica sobre trecho do Rio Barigüi e duas pontes de madeira para a passagem exclusiva de pedestres e ciclistas.

Abrangendo 25 ruas e quatro trechos em áreas preservadas, a microrrede será composta pelos seguintes elementos: ciclovias bidirecionais na via, ciclovias bidirecionais na calçada, ciclofaixa unidirecional na via, ciclofaixa unidirecional na calçada, passeios compartilhados, conexões em cruzamentos e conexões de acesso a terminais de ônibus, além das três pontes. O projeto fará a ligação cicloviária entre a Rua João Bettega, a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e o futuro Terminal CIC Sul.

Apesar de cruzar três bairros, a maior parte das estruturas cicloviárias da microrrede estará concentrada na CIC. Com uma população estimada de 173 mil pessoas, o bairro possui pouco mais de 57 mil domicílios e abrange 10% do território do município. Em termos de atividades econômicas, a Cidade Industrial de Curitiba reúne 2.013 indústrias, 4.083 estabelecimentos comerciais e 2.968 empresas do setor de serviços.

Cerca de 79% dos domicílios apresentam renda média de dois salários mínimos. Com base no perfil da população local, a Prefeitura Municipal de Curitiba avalia que a futura implantação da Microrrede Cicloviária da CIC trará muitos benefícios aos trabalhadores e moradores da região, representando mais segurança e conforto nos deslocamentos por bicicleta, além de economia no transporte diário.

Veja quais são as ruas que deverão compor a Microrrede da CIC:

Rua Águas do Passaúna

Rua Nossa Senhora do Equilíbrio

Rua Jair Silveira

Rua Maria Locher de Ataíde

Rua Rosa Rigoni Landal

Rua Durval Leopoldo Landal

Rua Raul Pompéia

Rua Lodovico Kaminski

Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira

Rua Senador Accioly Filho

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader

Rua Arthur Martins Franco

Avenida das Indústrias

Rua Cid Campelo

Rua Arthur Martins Franco

Rua Luiz Cardoso

Rua Pedro Gusso

Rua Aracy de Carvalho Guimarães Rosa

Rua Rodolpho Doubex

Rua João Bettega

Rua João Raphael Machado

Rua Léa Moreira de Souza Moura

Rua Davi Xavier da Silva

Rua Doutor Sobral Pinto

Rua Coronel Luiz Fernando Mariano