Pesquisa revela que os curitibanos têm expectativas negativas em relação ao fim do ano de 2015. Segundo dados divulgados, o cenário econômico e o desemprego são os principais medos da população. Além de Curitiba, para a pesquisa, foram entrevistadas cerca de 1550 pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.

Segundo a Hibou, empresa que realizou a análise, o aumento do desemprego por conta da crise e a desvalorização da moeda têm colocado um freio nos gastos diários e feito com que os brasileiros repensarem as estratégias para o próximo ano.

A expectativa de 32% dos entrevistados é que até dezembro o país esteja pior do que esta hoje. Enquanto isso 25% acreditam que a desvalorização da moeda é um dos principais fatores para o declínio ainda maior do país, afirma Ligia Mello, Sócia da Hibou.

A inflação, outro reflexo que tem levado ao descontentamento, tem feito vitimas ao longo do ano, ações rotineiras como compras diárias, mercado, despesas de casa apareceram em 90% das reclamações. Por mais que se tente gastar menos, algumas coisas não são possíveis simplesmente riscar da lista de prioridades, os danos causados pela inflação são claros quando

Por causa da falência econômica muitos já não conseguem chegar ao final do mês com o salário na conta, fazendo uso do crédito parcelado ou limite do banco, com isso ficando ainda mais endividado para o mês seguinte, virando uma bola de neve de difícil solução.

A chegada do final do ano oferece esperanças para alguns, o 13º que antes era utilizado para férias, presentes, poupança, hoje será usado por 30% dos entrevistados para quitar algumas dividas e tentar entrar 2016 com a conta no azul.