Na segunda-feira (19), uma equipe do Núcleo de Foz do Iguaçu da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), deflagrou a Operação Transporte, no qual cumpriu nove mandados de prisão em Foz do Iguaçu, Cascavel e Minais Gerais. A operação foi desencadeada após a apreensão de uma tonelada de maconha na zona rual de São Miguel do Iguaçu, realizado pela Polícia Militar. A ação foi origina com o objetivo de identificar os proprietários da substância.

Em cinco meses de trabalho, a equipe prendeu oito suspeitos e apreendeu, em média, mais 850 quilos de maconha e diversos veículos de luxo utilizados pela quadrilha.

Jones Manenti de Oliveira, conhecido como Barbosa, 27 anos, foi preso em São Miguel do Iguaçu; Clodoaldo Rasteiro Carlos, o Borracha, 36 anos, foi capturado em Itaipulândia; Claudeniro Francisco de Oliveira, 51 anos; e Jonathan Cristian de Mello, 22 anos; foram presos em Foz do Iguaçu. Além deles, a polícia identificou outro integrante da quadrilha, que está foragido da Justiça.

Com o apoio dos Núcleos de Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel da Denarc, a equipe prendeu em flagrante, no mês de agosto, o primeiro suspeito de integrar a associação criminosa, Paulo Sérgio de Mello, 40 anos, próximo a Tibagi/PR, transportando cerca de 355 quilos de maconha, com destino à São Paulo.

Já em setembro, Valci Marcelino da Costa Silva, conhecido como Mineiro, 36 anos; Dilson Guto Aquino, 46 anos e Thiago Alexandre Guerra, 30 anos; foram presos em flagrante, próximo ao município de Campina da Lagoa/PR, em posse de 500 quilos de maconha. O trabalho contou com o apoio do Núcleo de Cascavel da Denarc.

Segundo informações policiais, a quadrilha mantinha contato com outros suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas de São Paulo e Minas Gerais, locais onde a droga era encaminhada.

No decorrer das investigações, foi constatado que os envolvidos realizavam lavagem, proveniente do tráfico de drogas, negociando veículos, barcos, imóveis e chácaras na região oeste de Foz de Iguaçu, além de utilizar hotéis de diversos municípios, para realizar reuniões referente a suas atividades ilícitas.

De acordo com o delegado titular do Núcleo de Foz do Iguaçu da Denarc, William da Rocha Assunção, um dos envolvidos, Adriano Alves da Rocha, 35 anos, se entregou na unidade, um dia após a operação de cumprimento de mandados de prisão.

O apoio e a união entre os Núcleos da Denarc, foi fundamental para o sucesso da operação. Retiramos mais uma quadrilha de tráfico de drogas das ruas, completa Assunção, finalizando que as investigações continuam, com o intuito de localizar e prender o último suspeito.

A Polícia Civil de Minas Gerais, capturou, também na segunda-feira (19), Cristiano Medeiros Graciano, 37 anos, suspeito de ser o motorista da quadrilha, em posse de 500 quilos de maconha.