Se encontrar um casal que comemore bodas de ouro já é difícil, encontrar uma empresa que celebre a mesma data é mais complicado ainda. Em um cenário econômico nada favorável, a taxa de mortalidade das novas empresas, que já está em torno de 50% nos primeiros anos de fundação, tende a subir. Além disso, as companhias já estabelecidas têm um caminho ainda mais árido pela frente.

Diante dessa situação, histórias como a da A.Yoshii Engenharia, que completa 50 anos de fundação em 2015, se destacam no mercado como exemplos a serem seguidos e estudados. Com uma forte trajetória no interior do Paraná, a empresa mantém seu histórico de gestão cautelosa ao dar os primeiros passos em Curitiba.

O primeiro empreendimento residencial, o Maison Heritage Ecoville, procura espaço no mercado de alto luxo da cidade e apresenta diferenciais para conquistar o público curitibano. Nossa proposta é diferenciada e queremos criar um relacionamento de longo prazo na cidade. Prezamos pela qualidade desde o atendimento inicial no showroom até o a entrega do apartamento, geralmente antecipada, conta o diretor de incorporação da A.Yoshii, Silvio Muraguchi.

Esse inclusive, é um dos segredos da empresa – cautela e qualidade. Sempre estudamos o mercado e avançamos com cuidado para dar passos certeiros. Dessa forma, conseguimos sustentabilidade, o que é interessante do ponto de vista financeiro e de recursos humanos, comenta Maraguchi. Focar em projetos de longo prazo, sempre com os pés no chão, também é uma das saídas para a atual crise econômica. Nosso objetivo é estabelecer um relacionamento forte com a cidade e nos diferenciar da concorrência, com atendimento exclusivo, acabamento de alto padrão e prazos respeitados. A demanda do público pautará nossos avanços no mercado, analisa o diretor.

Até agora foram investidos cerca de R$ 70 milhões em Curitiba, incluindo os terrenos e construção do showroom permanente, no Batel. Esta também é uma inovação e marca característica da empresa, um espaço de exposição permanente e dedicado para cada cidade onde atua: Arapongas, Maringá, Londrina e Curitiba. Em Londrina, existem dois espaços como esse, um no bairro Gleba Palhano e uma concept store no Shopping Catuaí – além de dois espaços dedicados à Yticon, marca que faz parte do grupo, focada no segmento de primeiro imóvel, incluindo Minha Casa, Minha Vida.

A construtora também realiza obras para terceiros, como usinas, fábricas, universidades e outros setores corporativos. Em cinco décadas, já atingiu a marca de mais de 2 milhões de metros quadrados construídos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.


Curitiba também terá foco social

A gestão dos projetos sociais realizados pela empresa ganharam corpo e vida própria com a criação do Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii, em 2006. Presidido por Kimiko, esposa de Atsushi, o instituto incentiva o voluntariado e o desenvolvimento de colaboradores e da comunidade, realizando a missão a que se propôs: agir na promoção da arte, cultura, geração de renda e meio ambiente.
A sede do Instituto, em Londrina, é onde acontece o atendimento ao público, oficinas de artesanato e aulas de inclusão digital, além da biblioteca. As exposições de arte e divulgação culturais acontecem no showroom do bairro Gleba Palhano.
O Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii deve ampliar sua atuação assim que as obras em Curitiba começarem efetivamente, em meados de 2016. Mais do que construir lares, nós procuramos tocar as vidas de todos os envolvidos nesse processo e oferecer mudanças positivas para eles, sejam nossos colaboradores, clientes ou comunidade, afirma a presidente do instituto, Kimiko Yoshii.


Rápida

Bom pra trabalhar

Em outubro, o Grupo A.Yoshii foi eleito o terceiro melhor lugar para trabalhar no País, no segmento empresas de 3 a 7 mil funcionários, de acordo com o jornal Valor Econômico.