O coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, inspetor João Batista dos Santos, viaja para participar de intercâmbio de 24 a 27 de novembro na cidade de Manaus (AM), onde apresentará as experiências da Prefeitura de Curitiba para prevenir desastres ou para atuar de maneira organizada no enfrentamento a catástrofes.

No mês passado, ele foi a Santa Leopoldina, Espírito Santo, para abordar o tema da gestão de risco e da capacidade de resiliência de Curitiba para lidar com situações adversas. O intercâmbio é fruto de uma ação promovida pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNISDR) dentro do projeto Cidades Resilientes – Minha cidade está se preparando. Os municípios que integram o projeto, como Curitiba, Manaus e Santa Leopoldina, são selecionadas publicamente e passam por avaliação do programa de intercâmbio.

Santos vai apresentar como práticas da gestão municipal experiências como a da organização e capacitação da comunidade através dos 33 núcleos comunitários de proteção e defesa civil (Nupdecs); do programa Defesa Civil na Educação – Conhecer Para Prevenir, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que está implantado em 453 unidades públicas de ensino da cidade, realizando exercícios simulados de atuação em incidentes comuns; da formação continuada dos agentes locais para gestão de risco e resiliência.

Somam-se a esse trabalho capacitações como para o plano de contingência informatizado (on-line) de curso ministrado pela Defesa Civil estadual, o curso à distância e a oficina prática de gestão de risco e prevenção de desastres ministrada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. Também da coordenação compartilhada com o Corpo de Bombeiros no Plano de Auxílio Mútuo entre 22 empresas da Cidade Industrial de Curitiba (PAM-CIC), além dos alertas de desastres e do cadastro de quase 4 mil voluntários em ações de defesa civil no município.

Chuvas fortes

O coordenador técnico da Defesa Civil da cidade vai levar para o intercâmbio também os dados que evidenciam que a Prefeitura de Curitiba tem investido fortemente nos últimos anos em obras de meio ambiente e macrodrenagem. Por meio do novo Sistema de Alerta e Gestão de Risco – Curitiba Resiliente, adotado pelo Município em março deste ano, foram instalados 11 pluviômetros em locais estratégicos da cidade, alimentados por paineis solares e que transmitem em tempo real para o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) os dados coletados nas medições. Quando há precipitações, esses dados são transmitidos a cada dez minutos.

Por meio do sistema de áreas verdes formado por vários parques da cidade ao longo das bacias de rios com histórico de cheias, é feito o controle e extravasamento do volume de chuvas nas áreas baixas, redução dos riscos de inundações e da vulnerabilidade da população.

A Prefeitura tem investido, ainda, em obras de macrodrenagem, destinando R$ 146 milhões em dois anos para esse fim, de limpeza e de desassoreamento de rios.

O resultado de todo esse trabalho que será demonstrado em Manaus é o aumento da resiliência da comunidade local, o envolvimento de todos, poder público, comunidade, sociedade civil e voluntários, na gestão de risco e a melhoria da capacidade local de enfrentar desastres naturais ou não, informa o inspetor João Batista.