GUILHERME CELESTINO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Temporais e um tornado atingiram a região Sul do Brasil nesta quinta-feira (19). O mau tempo causou destruição nos três Estados e deixou um morto no Rio Grande do Sul. No Paraná, um tornado atingiu cerca de 1.500 casas em Marechal Cândido Rondon (a 584 km de Curitiba) no oeste do Estado, cidade com 51 mil habitantes.

O número de atingidos seria de 7.512 pessoas, segundo a Defesa Civil Estadual. Dessas, 20 ficaram desabrigadas e 12, feridas. O tornado foi registrado por volta das 16h15, a 150 km de Foz do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Casas foram destelhadas, postes e árvores tombaram (inclusive sobre carros) e bairros ficaram sem energia elétrica.

A rodoviária da cidade teve o teto danificado. O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) informou que, pelos relatos e imagens dos estragos, a categoria do tornado foi F1 -em uma escala que vai de F0 a F5. A estimativa é de que os ventos tenham sido de até 125 km/h. O governador do Paraná, Beto Richa, deve visitar a cidade na tarde desta sexta-feira (20), segundo a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon. Em Inácio Martins, no centro do Paraná, deslizamentos deixaram 55 pessoas desabrigadas. Chuvas fortes também atingiram Curitiba, Maringá, Pranchita e Quatro Pontes

RIO GRANDE DO SUL — No Rio Grande do Sul, um temporal atingiu os vales do rio Pardo e Taquari, além da fronteira oeste e da região noroeste. A chuva intensa, com vendaval e queda de granizo, causou danos em 11 municípios, segundo informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Uma pessoa morreu após ser atingida por um raio em Cruz Alta, no noroeste do Estado. Em Alpestre, duas crianças sofreram ferimentos leves. Nos demais municípios foram registrados pontos de alagamentos, destelhamentos de imóveis e danos a lavouras.

SANTA CATARINA — Em Santa Catarina, as chuvas e vendavais causaram estragos em cidades do oeste, como Chapecó, onde 30 casas foram afetadas, sendo que quatro delas ficaram totalmente destruídas. Há quatro feridos e 16 desalojados. Em Caxambu do Sul, o vendaval atingiu 30 residências, enquanto em Planalto Alegre cinco casas e nove propriedades rurais foram afetadas. Águas de Chapecó também registrou danos.

Em Treze Tílias, no centro do Estado, um tornado de categoria F0 atingiu 11 casas, algumas propriedades rurais e um hospital. No nordeste do Estado, os municípios de Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Araquari, Rio Negrinho, Barra Velha, Mafra e Major Vieira também foram atingidas pelos vendavais ou registraram alagamentos.