O governador Beto Richa esteve nesta sexta-feira (20) em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, para verificar as áreas e conversar com as famílias atingidas por um tornado que danificou 1,5 mil casas e feriu 12 pessoas nesta quinta-feira (19). Richa autorizou o envio de cinco mil telhas para atender os moradores e comerciantes. Além disso, ele disse que o governo estadual está adquirindo cestas básicas, kits dormitório e de higiene e limpeza para serem entregues às famílias.

Richa conversou com os moradores e visitou as áreas mais devastadas. São cenas estarrecedoras, áreas de completa devastação por onde passou o tornado. É importante neste momento proteger a população e garantir às pessoas que já estão alojadas um espaço seguro e limpo, com mantimentos, disse ele. Nesta manhã, o governador recebeu uma ligação da presidente Dilma Rousseff colocando o governo federal à disposição para apoiar o município.

Richa afirmou que a primeira medida agora é relacionar e somar os prejuízos provocados para decretar situação de emergência. Com isso, a cidade poderá receber recursos do Estado e da União para os moradores afetados, que poderão sacar dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para reconstruir as casas. Estamos orientando a prefeitura para avançar nessa área para que o Estado consiga liberar recursos para ajudar as pessoas que precisam, afirmou.

Richa disse que o Governo do Estado disponibilizará linhas de crédito, por meio da Fomento Paraná, para que empresários do setor de comércio e serviços reergam rapidamente seus empreendimentos, caso seja decretada situação de emergência. A cidade também terá o apoio da Agência de Desenvolvimento, linha de crédito com juros mais baratos para poder reconstruir e retomar a vida ao normal, afirmou o governador.

TORNADO – De acordo com o Simepar, um tornado se formou a partir da tempestade por volta das 16h15 de quinta-feira (19). O fenômeno, provavelmente, é da categoria F1, – em uma escala que vai de 0 a 5 – com velocidades de até 125 quilômetros por hora. A zona rural da cidade vizinha de Quatro Pontes também foi atingida, mas não há informações de danos.

Sobrevoando a região, vimos os estragos causados no município, que foram grandes e atingiram residências, indústrias e criadouros, disse o secretário da Casa Civil, Eduardo Sciarra, que esteve no local.

Além da região Oeste, as fortes chuvas e ventos desta quinta-feira também deixaram cerca de 45 mil pessoas sem energia elétrica em Curitiba. Outras famílias foram afetadas com deslizamentos de terra em Inácio Martins e vendaval em Maringá. Não houve feridos.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito Moacir Froehlich agradeceu a atuação imediata da Defesa Civil no apoia às pessoas atingidas pelo tornado e destacou a presença do governador menos de 24 horas depois do desastre.

É um reconhecimento à importância da cidade para o Paraná. Estamos tendo um importante apoio do governo estadual para minimizar o impacto do desastre para população, disse Froehlich.

Ele falou ainda sobre o decreto de situação de emergência. Estamos tomando as medidas necessárias para o quanto antes levantar o tamanho do estrago e entrar com o pedido de recursos no governo federal. Esperamos o quanto antes reconstruir Marechal Cândido Rondon, afirmou o prefeito.

A Defesa Civil do Paraná entrou em contato com o Ministério da Integração Social para a decretação sumária de situação de emergência. O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas, explicou como funciona o decreto para situação de emergência. Após as equipes técnicas fazerem o cadastro das residências e dos prejuízos financeiros, o prefeito assina um decreto e envia para o governador homologar. Depois disso, é necessário que o governo federal valide, disse Casitas. Ele destacou que, independente do decreto, o governo estadual já tem garantido a ajuda humanitária emergencial.

ALERTA

O alerta de fortes ventos na cidade foi emitido às 12h de quinta-feira pelo Simepar. O informe foi repassado à coordenadoria local da Defesa Civil.

Richa lembrou que há um ano e meio inaugurou um novo radar do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), instalado em Cascavel. Com esses investimentos, temos condição de prever de fenômenos climáticos como esse com mais antecedência, disse.

O governador elogiou a atuação das equipes de salvamento. Nossa Defesa Civil, já desde um primeiro momento, sabendo do evento climático, se mobilizou para atender toda a população e proteger as famílias, afirmou.

No mesmo dia do desastre, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e equipes da prefeitura começaram o trabalho de entrega de lonas a famílias que tiveram casas destelhadas. Também iniciaram imediatamente obras de desobstrução de estradas bloqueadas por árvores e entulhos.